O desconhecido

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Conduzindo sua equipe pelo desconhecido

As práticas tradicionais de administração não ajudam a ter sucesso em inovação, nem com MBAs. As empresas têm sido bem-sucedidas recorrentemente, não porque venceram grandes apostas, mas porque tornaram o lançamento de novos produtos no mercado mais confiável e menos arriscado. Eles chegaram a esse ponto valendo-se de ideias que proliferaram ao longo de 50 anos. Entre elas estão insights de Ted Levitt para entender o verdadeiro escopo de um negócio e a finalidade de seus produtos de ponto de vista do consumidor; o trabalho de Clayton Christensen sobre a identificação de necessidades das pessoas, que para satisfaze-las adquirem determinados produtos e serviços; a pesquisa de Jeff Dyer, Hal Gregersen,, Clayton Christensen sobre habilidades que inovadores utilizam para descobrir novas ideias; a abordagem da Ideo em desenvolver empatia com clientes e sintetizar novas ideias a partir de diferentes recursos, conhecida como pensamento de design; o método de Steve Blank e Erin Ries chamado startup enxuta para testar possíveis produtos por meio de uma série de experimentos rápidos e bem focados; e a abordagem de testes e aprendizagem de Ian MacMillan e Rita Mc Grath para validar a viabilidade de produtos promissores e modelos de negócios no mercado. Juntos esses exemplos para mapear de ponta a ponta o processo que inovadores bem-sucedidos usam para conceber, desenvolver e lançar inovações com mais confiança.

Como qualquer operação corporativa eficiente, esse processo que chamamos de método inovador, requer liderança efetiva, disciplinada, perseverante e dedicada, mas é uma forma diferente de liderança, que exige habilidade e táticas que muitos de nós ainda precisam dominar. Inovação está no bojo do processo de descoberta e por isso o papel do líder é desbravar o caminho para os que vêm depois e não interrompê-lo saltando para uma conclusão logo no início. Para liderar inovação você não precisa ser o próximo Steve Jobs, nem precisa adivinhar o futuro. O que você precisa é criar o espaço mental onde o processo de inovação possa se desenvolver. demonstre disposição para repensar algumas das hipóteses mais básicas de sua organização sobre produtos, clientes e modelos de negócio. Inovação é basicamente um processo de descoberta que exige uma abordagem de liderança diferente da do núcleo do negócio. Algumas pessoas temem o que a incerteza pode causar a suas carreiras, por isso é crucial entender que certa incerteza é benéfica. Demonstrar vulnerabilidade pode ser eficaz. Reconhecer que até inovadores entrincheirados consideram problemas com alto grau de incerteza, difíceis, confusos e não lineares. Passe a mensagem de que isto é normal e que se sentir apreensivo é natural. É igualmente importante demonstrar sua intenção de limitar o risco colocando algumas restrições em torno da incerteza. O líder de execução de inovação trabalha mais pelo exemplo que por preceitos: faz perguntas em vez de tomar decisões. abre caminho pelo desconhecido para a equipe de inovação, em vez de identificar a meta final e concede às pessoas o tempo exato, as limitações certas e as melhores ferramentas.

Conceber o desenvolvimento e lançamento de um novo produto é inerentemente um processo de risco. Combinando ideias de redução de risco que os teóricos e experimentais da inovação desenvolveram ao longo dos anos, podemos mapear o processo de ponta a ponta, o que pode aumentar significativamente as chances de lançar com sucesso, produtos inovadores em mercados incertos. Esse processo se baseia em quatro passos:

• Gerir insights

• Identificar um problema importante

• Desenvolver a solução

• Imaginar o modelo de negócio

Líderes de inovação podem criar uma vantagem competitiva sustentável, não pela superioridade de uma invenção, mas por criar uma organização capaz de aprender com os erros, mais rápido, com mais eficiência e mais consistentemente que os concorrentes. Muitas pessoas têm o desejo inato de inovar, mas simplesmente não tiveram oportunidades e não sabem como começar. Para explorar seu potencial e criar expertise mais profunda, elas precisam de uma imersão no processo de inovação. Inovação exige blocos de tempo dedicado porque o pensamento associativo que leva a novos insights flui com mais facilidade quando a mente está totalmente absorvida por um desafio específico, seja por observação, discussão, experimento ou meditação. Formar uma equipe com membros com backgrounds diferentes provavelmente envolve contratar pessoas cuja expertise você não está em condições de julgar, elas também precisam ajudar a gerar amplos insights e possíveis soluções. Os grandes líderes sabem que na competição em inovação, vantagem sustentável surge não da superioridade de qualquer invenção em particular, mas da capacidade superior dos líderes de incentivar uma organização capaz de aprender com erros mais rapidamente, mais eficientemente e mais consistentemente que os concorrentes.

Fonte - Revista Harvard Business Review

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