Contabilidade Pra Que?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Vamos aproveitar a divulgação do Balanço de 2014 da Petrobrás, para fazermos essa reflexão.

As Corporações geralmente, criam várias visões gerenciais contábeis de resultado, projeções espetaculares, apresentações em PP, tudo lindo, colorido, automatizado. E esquecem de notar o que os velhos razonetes e partidas dobradas mostram. Nunca se esqueçam do monge Luca Bartolomeo Pacioli, tudo o que ele criou a 500 anos é atual. O Balanço e as demonstrações financeiras elas sim, tem valor.

- Vou fazer uma pergunta:

-Os auditores que auditam as Demonstrações Financeiras avaliam a Contabilidade gerencial ou a Contabilidade Fiscal? Onde eles se baseiam para darem o parecer?

- Empresários, acionistas, executivos, jamais se esqueçam disso.

- Deixe a sua contabilidade em dia, faça as conciliações em todas as suas rubricas, sempre em até D2, evite atrasos nessa atividade que parece tão chata, mas é fundamental para a Governança da sua Corporação.

- Através dessa simples e chata atividade, você pode encontrar fraudes, ou erros de lançamentos que poderão lhe gerar prejuízo fiscal e financeiro além de risco de imagem.

- Olha e é tão simples fazer isso, crie uma rotina com check list de todas as contas e “obrigue” que a sua área financeira contábil, realize essa atividade. Além disso, analise os erros mais constantes e atue na correção na origem, evitando repetição da falha. Não basta “corrigir” tem que ajustar o processo e treinar os funcionários, eles devem saber os “por quês” das coisas.

Num segundo passo, crie pontos de controle, métricas, com gráficos que lhe mostrem a evolução da quantidade de erros e de inconsistências, para que VOCÊ acompanhe de forma estruturada e de preferência gráfica como está a sua conciliação e a sua contabilidade.

Evite que as contas transitórias sejam utilizadas de forma exagerada e sem critérios, e que fiquem com saldos expressivos.

Não somos contra a Contabilidade Gerencial, pelo contrário, ela é importante, mas deve estar em baseada em números confiáveis e críveis.

Como sempre digo, a Governança está em cada detalhe, e não é somente uma obrigação para os Órgãos Reguladores, é para VOCÊ, para VOCÊ dormir melhor e não ter surpresas desagradáveis.

Se tiverem dúvidas em como proceder, acessem o www.finance365.net.br, e faça um chamado sem custos para a sua Corporação.

Pense Governança Corporativa, Pense FINANCE 365.

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO