Marketing: Use-o

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Marketing diz respeito à relação entre organização e seu mercado, em particular seus clientes atuais e potenciais. Os clientes são a força vital do negócio e sem eles, a empresa não tem futuro. Para uma empresa ser bem sucedida e obter lucro, precisa visar à identificação e satisfação das necessidades de seus clientes e o objetivo do marketing é ajudá-la a atingir esses objetivos. As empresas atuais são altamente competitivas e mudam muito rapidamente e o marketing como um conjunto de conhecimentos e boas práticas, precisa responder a essas mudanças. Contudo há uma regra no marketing que permanece imutável: para se tornar e continuar sendo bem sucedido, uma organização precisa ser superior aos seus concorrentes no que diz respeito a satisfazer as necessidades dos clientes.

Em essência, o marketing é um conceito relativamente simples, mas cujo fundamento é a base da abordagem fundamental para se dirigir uma empresa. Ele é a identificação e a antecipação das necessidades dos clientes e a satisfação lucrativa dessas necessidades. Os clientes devem ser a razão de existir da empresa. A orientação ao cliente/marketing por si só não é suficiente para melhorar o desempenho empresarial, todos os outros elementos da empresa, inclusive gestão operacional, gestão financeira e gestão de recursos humanos, devem ser geridas de maneira eficaz para que possam contribuir com o desempenho da empresa como um todo.

- Quatro grandes ideias são fundamentais para o marketing:

- • Troca

- • Promessa

- • Correspondência

- • Orientação ao cliente ou ao marketing

- Outro aspecto fundamental do marketing estratégico são os concorrentes que também interagem com nossos clientes atuais e potenciais. Há cinco comportamentos principais próprios das empresas que efetivamente e com lucro, fizeram da orientação ao cliente/marketing a base operacional de seus negócios: compreensão do mercado, foco na qualidade, marketing interno, resposta adaptativa e relacionamento externo.

Em essência o marketing é uma filosofia empresarial que defende a ideia de que é mais fácil alcançar os objetivos de sua empresa se você compreender e satisfazer as necessidades de seus clientes. Os clientes podem ser indivíduos ou organizações e por trás de cada necessidade percebida do cliente há um fator ou motivo. Os motivos são filtrados por nossos valores, nossas preferências gerais relativas a boas ações e resultados adequados ou bons. Nesse sentido os fatores que exercem maior influência são a família, escola, religião e grupo de colegas. As atitudes que desenvolvemos são nossa tendência a responder positivamente ou negativamente a certos estímulos. Nossas atitudes incorporam nossos motivos e valores, mas também são afetados por nossas experiências. O comportamento do consumidor tradicionalmente tem sido visto como um processo de resolução de problemas e fatores PEST ( político, econômico, social e tecnológico ) no ambiente mais amplo influenciam esse comportamento.

Os mercados internacionais diferem do mercado consumidor em quatro pontos principais: são menores, a demanda é derivada dos objetivos organizacionais, as decisões são tomadas por grupos de participantes e as necessidades percebidas contém elementos corporativos e pessoais. a segmentação do marketing eficaz divide os clientes em segmentos mensuráveis e acessíveis de massa crítica determinada de acordo com as diferenças nas necessidades percebidas.

- Os profissionais do marketing precisam reduzir o risco da tomada de decisão e melhorar a eficácia do modo como alocam os recursos escassos. Compreender os motivos e o comportamento de compra dos clientes é complexo, nesse caso a pesquisa de marketing é o ponto central para isso. Ela atua como um link entre o cliente e a empresa. Trata-se de um investimento e há um equilíbrio entre o custo e o benefício obtido com a captura de informação que reduzem o risco da tomada de decisão. A PM pode ser aplicada a diversos problemas de marketing, inclusive o estabelecimento do tamanho do segmento e a definição das necessidades dos clientes ou as atitudes com relação aos benefícios percebidos nos diferentes produtos. A TI permite que as empresas produzam informações valiosas para a tomada de decisão de marketing.

- A pesquisa secundária é uma pesquisa conduzida por outras pessoas, não necessariamente focando em nossas necessidades e suas principais fontes são o governo, órgãos públicos, comércio e órgãos reguladores e pesquisa comercial.

- O processo de pesquisa primária envolve a definição do problema, dos objetivos da pesquisa, da base de amostragem e do método bem como a definição dos instrumentos de pesquisa e das questões. Quando os dados são coletados, por meio de um método apropriado, os resultados são analisados e podem ser apresentados em forma de relatório.

- O planejamento de marketing é uma atividade estratégica e podem ser vistas como um processo decisório de marketing que envolve uma série de etapas para analisar, planejar, implementar e controlar uma ampla gama de atividades designadas com a finalidade de alcançar os objetivos da organização. Trata-se de um processo decisório que foca em utilizar as forças da empresa para aproveitar as oportunidades do mercado e criar planos de ação detalhados elaborados par alcançar os objetivos da empresa. Os passos do planejamento de mercado são:

• Estabelecer os objetivos

• Rever as forças e as fraquezas da empresa

• Avaliar as oportunidades e ameaças do mercado

• Realizar um exercício de targeting que permita aplicar as forças da empresa ás oportunidades apresentadas por diferentes segmentos do mercado

• Desenvolver uma estratégia integrada de marketing

• Implementar e controlar a execução da estratégia para alcançar os objetivos da empresa.

O planejamento de marketing estabelece uma ligação estratégica fundamental entre a empresa e seu mercado e também exerce um papel importante na gestão bem sucedida de um negócio. Ela envolve decidir o que produzir, quanto cobrar, onde o cliente comprará o produto e de que modo informar e persuadir o cliente a comprar o produto utilizando os 4Ps: produto, preço, praça e promoção.

Para ser eficaz o profissional de marketing deve permanecer vigilante e ter cuidado não apenas com o que os concorrentes estão fazendo, mas também com o que os clientes estão pensando e fazendo com relação a nossa oferta e a de nossos concorrentes. Isso ressalta a importância da informação e da pesquisa de marketing.

Nenhum negócio está imune às mudanças significativas que ocorrem num ambiente econômico. O que podemos afirmar com certeza é que diversos setores verão uma redução na demanda, o que provavelmente aumentará a pressão competitiva enfrentada pelas empresas. Sob tais condições uma empresa deve redobrar seu foco em dois grupos: clientes e concorrentes. Então apresentamos dez dicas cruciais que você pode utilizar para ajudar seu negócio e sobreviver e prosperar:

1- Foco em seus clientes

2 - Foco em seus concorrentes

3 - Conheça a si próprio

4 - Segmente corretamente

5 - Aumenta a responsividade e a flexibilidade

6 - Conheça os benefícios de seus produtos

7 - Entenda precificando e valor

8 - Faça a promoção corretamente

9 - Aja rapidamente

10 - Monitore e controle os resultados.

Fonte - Revista Harvard Business Review

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