Liderança Estratégica

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O célebre banqueiro financista britânico Nathan Rothschild observou certa feita que grandes fortunas são feitas quando balas de canhão caem sobre uma baía, não quando violinos tocam em salões de baile. Ele sabia que quanto mais imprevisível o ambiente, maior a oportunidade, para quem tem habilidade de liderança para explorá-la, é claro. Em estudo envolvendo mais de 20 mil executivos , tanto na Wharton School como em nossa firma de consultoria, identificamos seis habilidades que, quando dominadas e usadas em conjunto, permitem ao líder pensar de forma estratégica e navegar com destreza pelo desconhecido: estamos falando das capacidades de prever, questionar, interpretar, alinhar, decidir e aprender. As seis já receberam atenção na literatura da liderança, mas em geral de forma isolada e raramente no contexto específico de altas apostas e profunda incerteza que pode selar o destino tanto das empresas como das carreiras . Um líder estratégico e adaptável é alguém a um só tempo resoluto e flexível, persistente frente a contratempos, mas também capaz de reagir estrategicamente a mudanças no entorno. A maioria das organizações e dos líderes tem pouca capacidade de detectar ameaças e oportunidades ambíguas na periferia de suas atividades, mas uma boa governança sim e pode fazer a grande diferença para sua empresa, pois tem profissionais com raciocínio estratégico que questiona a ordem estabelecida, pois questionando irá obter informações complexas e contraditórias e buscará a síntese de toda informação colhida para repensá-las a fim de expor sua implicações táticas. Quem pensa de forma estratégica faz questão de considerar várias opções, não fica preso prematuramente a escolhas simplistas e segue um processo disciplinado que equilibra rigor com agilidade, considera os trade-offs envolvidos e leva em conta tanto metas de curto como longo prazos, tendo coragem para seguir e sempre amparado por um processo decisório robusto. É capaz de achar um terreno comum e conseguir o apoio das partes interessadas com pontos de vista e interesses distintos; além de promover uma cultura inquiridora, buscam lições tanto em resultados bons como em desfechos ruins, pois estudam erros de forma aberta e construtiva.

 Nós buscamos identificar deficiências nas seis habilidades acima discutidas e corrigi-las. Nosso estudo mostra que o domínio de uma habilidade dessas não pode facilmente compensar uma deficiência em outra. Experimente o valor de uma boa governança.

Fonte: Harvard Business Review Brasil

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO