Excelencia nas ruas de Mumbai

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Em julho de 2005, Mumbai foi atingida por chuvas muito severas. No intervalo de 12 horas, caíram quase 650 milímetros de água sobre a capital financeira da Índia A combinação das chuvas com marés altas recordes provocou caos e praticamente paralisou a cidade. Mas os “dabbawalas”, que são entregadores de refeições não pararam nem com a água pela cintura, singrando as águas, viraram símbolo de resiliência. Em Mumbai, há cerca de 5 mil dabbawalas, o serviço que prestam é impressionante e com erros raríssimos. Eles têm autonomia no trabalho e são em sua maioria semianalfabetos, conseguiram o feito a um custo baixo, sem danos ao meio ambiente e sem o uso de tecnologias sofisticadas, incluindo o celular. O serviço dos dabbawalas é lendário pela confiabilidade. Desde que surgiu, em 1890, sobreviveu a fomes, guerras,monções, conflitos étnicos e uma séries de ataques terroristas. Com isso atraiu a atenção mundo afora. Como é possível que uma força de trabalho descentralizada e semianalfabeta preste um serviço tão impecável. A resposta traz lições não só para empresas interessadas em crescer no mercado, mas também para toda organização em economias desenvolvidas povoadas de gente excepcionalmente talentosa. O sucesso dos dabbawalas é prova de que, com a ajuda do sistema certo, até um trabalhador comum pode ter resultados extraordinários. Eles seguem fielmente os quatro pilares:
organização ( com operações cronometradas );
gestão ( com democracia auto-organizada );
processos ( com simplicidade, flexibilidade e rigor );
e cultura (com forte senso de comunidade )

É óbvio que, em geral a força de trabalho de uma empresa é muito mais heterogênea, mas dá sim, para aprender com a devoção dos dabbawalas a sua simples missão : entregar comida na hora estipulada sempre. Cada pilar reforça o outro. É um sistema simples e visual, isso por sua vez, permite o uso de uma organização radial na qual as estações de trem servem de núcleo e a necessidade de gestão centralizada é mínima . É uma lição importante para executivos que acham equivocadamente, que dá para mexer em um só pilar sem levar em conta o impacto sobre os outros três.

Alinhar organização, gestão, processos e cultura e garantir que cada elemento desses reforce o outro é uma coisa; manter essa harmonia é outra. Em seu auge, a fabricante de computadores Dell tinha um modelo operacional afiadíssimo, mas o mercado mudou e ela ainda não de recuperou totalmente. Os dabbawalas também estão enfrentando desafios agora que o mercado passa por transformações, mas com ajustes criteriosos em seus quatro pilares, podem seguir registrando resultados incríveis. É uma lição que todo gestor de empresa deveria assimilar.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO