Finanças em jogo

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A necessidade de estratégia e planejamento combinada com uma visão abrangente dos negócios fortalece a importância dos administradores no cash management das empresas. O momento em finanças é de fortalecimento para os profissionais de administração que atuam nesta área. A formação acadêmica beneficia a condução dos processos ligados à área financeira, pois oferece um conhecimento abrangente. A área financeira tem sido um caminho trilhado por muitos administradores, segundo Marcelo de Lucca, presidente da Page Executive e vice-presidente de Admissão e Frequência do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo. O setor concentra muitas demandas de planejamento e visão holística da organização. Além disso o nível de exigência aumentou, principalmente em carreiras executivas. Hoje é preciso ter uma visão global do mercado onde a empresa está inserida, pois em muitas ocasiões, o profissional de finanças acaba assumindo responsabilidades em outras áreas, como RH e TI.

Dentro da atuação do profissional do setor financeiro, existem fortes pressões e demandas, vindas de acionistas, investidores e também do mercado financeiro, que favorece quem tiver domínio, além de conhecimentos técnicos, de competências de lideranças e negociação. Para Luiz Everaldo Muezerie, diretor executivo do ANEFAC, além das competências técnicas, existem demandas à gestão de conflitos e capacidade de gerenciamento. O mercado é muito competitivo, o profissional precisa ter um bom relacionamento com bancos, outras empresas do segmento e saber negociar para obter os melhores produtos e serviços financeiros. A relação com os interlocutores deve ser a mais aberta possível. A adoção de práticas de Governança Corporativa, o combate aos abuso de ´poder, os erros administrativos e às fraudes se torna mais efetivo e objetivo. É essencial haver transparência com coerência. O executivo principal deve divulgar todas as informações pertinentes a todos os interessados tão logo estejam disponíveis, além daquelas obrigatórias por lei ou regulamento, abordando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. Prevalece o conteúdo sobre a formalidade legal por meio de linguagem acessível ao público alvo.

Para manter o budget alinhado com diretrizes de volume de crescimento, margens e capital empregado, o CFO da Alpargatas, José Roberto Lettiere, reforça a importância dos processos de negócios terem um retorno cada vez mais otimizado. O cash management deve estar conectado à geração de valor para o acionista. Um dos indicadores é o CCC - Ciclo de Conversão de Caixa, que mostra em quantos dias acontecem as gerações de caixa provenientes das operações de negócios, as principais fontes de renda da indústria. Para melhorar o retorno, é preciso administrar muito bem os ciclos de estocagem, o recebimento e pagamento de contas. Não adianta ter um alto faturamento, mas ao mesmo tempo, um ciclo muito longo de conversão de caixa.

A valorização da área está relacionada com a disputa de mercado em busca de talentos de alta performance. Segundo um estudo da consultoria de recrutamento Robert Half, 90% dos CFOs brasileiros estão preocupados com a falta de material humano capaz de trazer diferenciais e quase todos os entrevistados - 95% -, considera desafiadora a tarefa de encontrar mão de obra qualificada. Há uma carência de profissionais que reúnam competências em finanças, contabilidade e legislação fiscal e tributária.

O setor financeiro está cada vez mais estratégico, seja em multinacionais ou empresas nacionais. Aqueles que possuem experiência internacional ganham mais . 60% dos CFOs com remuneração anual abaixo de 80 mil dólares não havia passado por uma experiência na carreira fora do seu país de origem. Em contra partida, entre os CFOs com remuneração anual superior a 255 mil dólares, apenas 26% não exerceu atividade profissional fora do seu país de origem. A experiência internacional é supervalorizada pelas companhias brasileiras e é determinante para a remuneração, porte da empresa e nível de internacionalização que o executivo almeja para sua carreira.

Outra competência valorizada nos últimos anos é do profissional que saiba lidar tanto com a parte técnica como com o domínio mental sobre a gestão de pessoas. A diferença de um profissional para " o" profissional está justamente na união dessas duas habilidades. As empresas estão conectadas e procurando novos talentos. Manter um perfil atualizado de forma inteligente pode aumentar suas chances de conseguir uma boa posição profissional.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO