Conhecimento em competência

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Transforme conhecimento em competência

O conhecimento como ferramenta competitiva não é privilégio da geração atual. Na revolução industrial entre 1750 e 1950, diversos problemas enfrentados pelas organizações foram solucionados pela capacidade criativa e intelectual do homem. a diferença para os dias de hoje é que o conhecimento era tácito, ficava restrito ao contexto em que se encontrava inserido. O seu domínio estava ligado ao poder, logo compartilhá-lo era o mesmo que perder. Esse conceito começou a ruir com a intensificação das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, a partir da década de 90, com a globalização dos mercados. as mudanças nas práticas de gestão tornaram-se frequentes e surgiram novas formas de organização de trabalho. Um sinal de que o conhecimento deveria ser aberto e o acesso às informações amplo. Nesse novo cenário, as empresas descobriram que o que as diferenciariam nos segmentos que atuam seria a forma como aplicariam o que conhecem. Para isso, passaram a depender do capital intelectual, ou seja, de ter pessoas em seus quadros que saibam pensar, criar, inovar, ousar, compartilhar conhecimentos, empreender, ir além dos limites que o cargo confere.

Hoje os profissionais além de ter que atender as expectativas competitivas das organizações, deve desenvolver o conhecimento, ter conteúdos que ampliam a intelectualidade. Porém não se deve furtar do direito de estimular e proporcionar aos seus colaboradores meios de chegar ao caminho do saber. E precisam ter em mente que a procura do desenvolvimento é uma tarefa que lhes pertence. Afinal, uma coisa é receber informação e ter um diploma na parede, a outra, é saber o que fazer com o conhecimento adquirido.

A transformação do conhecimento em competência é a chave para gerar resultados, e consequentemente, fazer com que a força de trabalho seja reconhecida, ou seja, o que faz a diferença é o que sabem e o que conseguem fazer com o que sabem. Certamente os que possuem espírito empreendedor estão um passo adiante nesse processo, por incorporarem à capacidade de execução coragem e ousadia para inovar. Lembre-se de que criatividade e inovação são qualidades que qualquer um pode ter; basta sair do comodismo.

Responsável pela administração dos valores nas companhias, o atual contexto impõe aos gestores uma série de desafios. O mais importante, é o de se moldarem às exigências que extrapolam as habilidades do cargo, é preciso também renovar o conceito de liderança, pois a maior parte dela ainda baseia sua forma de atuação no poder conferido pela hierarquia, não pela capacidade de influenciar pessoas para que tenham comportamento e atitudes desejados e alinhados com as necessidades do mercado. Isso fará sensibilizar seus pares para a necessidade de se alinharem aos valores, crenças e missão da empresa, formando assim, uma base de conhecimento, ou seja, " ir além dos muros da organização ". As empresas buscam administradores para potencializar resultados operacionais e ganhar credibilidade e que permitam aos seus profissionais expressarem o que tem de melhor. Afinal se a Era do Conhecimento traz novos valores para a organização, eles têm de ser compartilhados por todos.

Não é mais possível gerir uma organização de qualquer natureza de maneira amadora ou sem técnica necessária. Temos que fomentar a contratação de profissionais habilitados para potencializar a eficácia do trabalho. Por mais que se diga que saber dominar as atribuições profissionais seja sinônimo de competência, o fato é que diante das constantes mudanças impostas ao mundo corporativo, em decorrência das movimentações e globalizações sociais, econômicas, culturais, políticas e tecnológicas, esse atributo está deixando de ser garantia de emprego. "O colaborador é parte ativa na busca pelo conhecimento e autodesenvolvimento". A fase do eu quero me desenvolver, mas a empresa não faz nada, é coisa do século passado, diz Brunini, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional São Paulo. As pessoas somente serão percebidas se souberem dominar o conhecimento. Isso permite discordar dos procedimentos de seus superiores, quando estiverem errados. Estamos saindo de um estilo autoritário e paternalista, tipo, " manda quem pode, obedece quem tem juízo", para uma gestão mais transparente e participativa. Com a transparência, o comportamento tende a ficar mais na linha da adaptação do que na de rejeição ou de ignorância.

Baseado no tripé, " conhecimento, habilidade e atitude ", os modelos de competências têm como função contribuir para a lida com questões inéditas do contexto empresarial, a partir do pressuposto de que somente a avaliação técnica das pessoas baseada nas habilidades que possuem não é suficiente para atender as exigências do cargo.

A criação de uma identidade entre a empresa e os profissionais, para que sintam a existência de sintonia entre seu propósito de vida e os negócios da organização, e um ambiente de trabalho que acena para oportunidades e recompensas justas, também são vistas por especialistas como processos importantes de retenção de pessoas.

De qualquer forma, atestam os gestores, o profissional desenhado para o futuro deverá chegar ao mercado de trabalho com posicionamentos críticos e exigentes. Na bagagem, soluções criativas, inovadoras e ousadas que podem impactar nas decisões da empresa. Como diz o escritor americano Alvin Toffler, autor de " A Terceira Onda ": o conhecimento é o substituto último de todas as formas de produção.

Fonte - Revista Harvard Business Review

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