A Biología e produtos sustentáveis

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

A Biología e a criação de produtos sustentáveis

A Biologia sintética e a engenharia metabólica prometem revolucionar a indústria química e permitir o desenvolvimento dos produtos sustentáveis. Não é um sonho pensar que a biotecnologia poderá contribuir com 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em algum momento no futuro. Esta é uma área em que o país tem vantagens e será uma conquista grande atingir esse objetivo. Mas é necessário haver um ambiente favorável para que a tecnologia tire proveito dos recursos naturais disponíveis, diz Gregory Stephanopoulos, professor do Departamento de Engenharia Química do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Segundo o professor Stephanopoulos, a biotecnologia contribui atualmente com cerca de 1% do PIB global. Mas a área não se desenvolve uniformemente ao redor do mundo. É mais forte em alguns países como os Estados Unidos, Holanda e Suíça. Só a indústria do ácido lático na Holanda gera receita de US$ 40 bilhões a US$ 60 bilhões por ano. a tendência no futuro, é o papel da biotecnologia crescer cada vez mais porque a pressão sobre o preço das commodities vai aumentar assim como a preocupação com as mudanças climáticas. E a biotecnologia terá um papel cada vez mais vital na utilização sustentável dos recursos naturais.

As vantagens do Brasil, estão diretamente relacionadas à disponibilidade de espaço, água e luz, que influenciam a produtividade. O custo matéria-prima contribui com 65% a 70% do preço final dos combustíveis, por exemplo. Se tiver uma boa quantidade, estará em vantagem em relação ao mundo. O Brasil é atualmente, uma economia globalizada, tem um ambiente mais aberto à concorrência internacional do que no passado, o que oferece condições favoráveis ao desenvolvimento da biotecnologia, ao lado da disponibilidade de recursos renováveis.

Mas nem todos os investidores de capital de risco estão animados a investir na biotecnologia neste momento. A perspectiva negativa atual é baseada em decisões ruins que tomaram dez anos atrás, quando correram para a área dos combustíveis sem pensar muito em tecnologia e nos outros aspectos do negócio. Há casos de investimentos feitos apenas com base em 15 telas de Power Point. Isso não se faz mais.

O professor disse que a engenharia metabólica e a biologia sintética são as principais ciências que permitirão ao homem enfrentar o desafio da sustentabilidade. Com a tecnologia genética, em um laboratório, é possível interferir no processo das reações químicas e fazer o produto desejarmos. Ele lembrou que, no começo do século 20, houve a explosão dos processos químicos na indústria com o desenvolvimento dos catalisadores, que viabilizaram qualquer produto químico. Agora há florescimento dos biocatalizadores, que nos permitem fazer a química que conhecemos e muito além disso. Ele acredita que a substituição de uma tecnologia por outra não vai ocorrer de um modo suave. Será uma destruição criativa.

A questão chave é por que o processo biológico será mais competitivo do que tradicional? Como competir com o catalizador químico tradicional que é cem vezes mais rápido do que o biocatalizador? Com a seletividade do processo biológico, fazendo somente um produto por vez.

Uma planta química tradicional custa bilhões de dólares e atende a diversos mercados com vários produtos. Já o processo biológico exige 10% do investimento porque faz um único produto para um só mercado. Não é produtividade e sim seletividade, que define o custo do produto. Ele será fabricado de forma econômica ou não? Na biologia é mais fácil descobrir um organismo que faz o que a gente quer . A questão é se pode fazer isso de forma econômica.

O florescimento da bioeconomia depende da existência de um ambiente favorável, com alguns ingredientes que localizou no Vale do Silício, ao redor do MIT, em Cambridge, e na área de Boston, todos nos Estados Unidos, onde experiências bem sucedidas foram registradas.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO