Apostar na felicidade para aumentar resultados

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A crise econômica, agravada pela escassez de chuvas que ameaça o abastecimento de água e de eletricidade, bateu às portas das empresas nos últimos meses, mas aflige o setor de energia há pelo menos dois anos. Desde 2013, distribuidoras como a Elektro Eletricidade e Serviços S.A., de Campinas (SP) vêm enfrentando dificuldades no suprimento de eletricidade e precisam comprar energia no mercado à vista para entregar aos clientes. Seus custos subiram, mas até recentemente os aumentos só podiam ser repassados ao consumidor após um ano. O descasamento de prazos afetou o fluxo de recursos e a geração de lucro das empresas. As regras do jogo finalmente mudaram, permitindo a correção mais rápida das variações dos preços da energia, que vai permitir a recomposição do caixa das distribuidoras. Mas agora, o problema pode vir de outra frente, com a provável redução do consumo causada pela desaceleração econômica.

Esse quadro relativamente sombrio não impediu o diretor-presidente da Elektro, Marcio Fernandes, de abrir o balanço de 2014, divulgado no fim de fevereiro, com a mensagem tradicionalmente otimista que marca seus quatro anos à frente da empresa, em que garante que, apesar dos desafios, foi possível mostrar "que é possível ser feliz no trabalho, que distribuímos mais do que energia, que a felicidade gera resultados e que podemos sempre sonhar e realizar". Essa filosofia foi duramente posta à prova nos últimos tempos.

Em um ano difícil como 2014, o lucro líquido da Elektro cresceu 35% e as receitas operacionais líquidas aumentaram 34,2%. Uma das causas do aumento da receita é o crescimento de 3,9% do consumo nas residências e no comércio, impulsionado principalmente pelo aumento do consumo das residências e do varejo causada pela elevação da temperatura. Também ajudou o reajuste tarifário médio de 37,78% autorizado pelo governo a partir de agosto, que permitiu a compensação parcial dos custos de energia.

Além de resultados financeiros e operacionais, a Elektro vem colecionando prêmios pela satisfação dos empregados e pelo bom ambiente de trabalho, fatores que, segundo Fernandes, também influenciaram a expansão dos resultados e consolidaram a "filosofia de gestão".

A crise que atinge o setor de energia duplamente não prejudica o projeto. A ansiedade peculiar aos momentos de crise pode ser um combustível extra para a organização se movimentar mais, melhor e mais rápido e para produzir um diferencial competitivo. A empresa está acostumada a viver " fora da zona de conforto " e a gestão focada na valorização das pessoas é a chave para superar esses desafios.

A Elektro funciona como uma família e é justamente na crise que a família se une mais e se fortalece, diz Fernandes. Ele explica que momentos difíceis sempre ocorrem e a melhor receita para enfrentá-los é se preparar por antecipação par manter a tranquilidade. As turbulências podem levar algumas companhias a mergulhar no pânico são encaradas como oportunidades para desenvolver os líderes, fortalecer a empresa e criar novos negócios. " Uma crise pode ser uma grande oportunidade se encarada de forma estratégica e otimista ", justifica.

Além disso, várias práticas de gestão adotadas pela Elektro, como a governança corporativa entre outras, resultaram em medidas que trouxeram economias para a empresa, bem-vindas em todos os momentos, especialmente em épocas de crise. Cursos como o aperfeiçoamento de eletricistas e práticas de segurança do trabalho, são dados pelos funcionários mais experientes para os novatos.

A filosofia de gestão da Elektro está fundamentada em quatro pilares: acreditar, praticar, melhorar e compartilhar.

• Acreditar nas pessoas, que se traduz pelo respeito e cuidado, por um código de ética bem estabelecido e canais de denúncia acessíveis que preservam o sigilo e programas de segurança para evitar acidentes.

• Praticar, cujo pressuposto é levar as pessoas a escutar, aprender e se desenvolver. Com esse objetivo existem os programas de capacitação e desenvolvimento como o Eu líder, O Mais Energia, Eu Mais Carreira e Geração Futuro. Outra preocupação importante para azeitar a filosofia de gestão é cuidar para que a comunicação seja eficiente, clara e transparente, o que colabora para a união do time.

• Melhorar, relacionado a engajamento e superação das metas. O engajamento visa a promover o protagonismo e a superação, com a coesão das equipes e busca de inovação e eficiência.

• Compartilhar, que busca encantar e transformar a sociedade e ter uma gestão sustentável. O diretor presidente da Eletro se orgulha de ter abolido o tradicional jargão RH de retenção de pessoas. " Não há como ser comprometido e produtivo em um lugar em que se está retido. Além do mais, reter é muito caro e preferimos ser a melhor escolha de nossas pessoas. Oferecemos mais que dinheiro, oferecemos uma vida plena, na qual se pode ousar e arriscar, na qual os gestores se importam com você e querem ver seus sonhos para o futuro se tornarem possíveis".

Abolir o conceito de reter pessoas não significa que a Eletro não se esforça para cativar os funcionários. O índice de recrutamento interno fica ao redor de 93%. A política vale também para os cargos de liderança. A rede social corporativa facilita a mobilidade de funcionários e aumenta o recrutamento interno.

Quando uma vaga é aberta, os interessados são automaticamente convidados a participar do processo seletivo. São informados com antecedência os critérios de seleção e as competências requeridas para cada posições par que a pessoa se prepare. Quando uma nova posição é aberta, têm prioridade os empregados com bom desempenho que atuam fora de seus municípios e desejam voltar as suas cidades de origem.

Algumas práticas da Elektro estão sendo repassadas para outras empresas do grupo, entre elas o encontro anual dos funcionários com a liderança, em que são discutidos os objetivos da empresa, carreira, valores e a filosofia de gestão e o programa de reconhecimento Top Elektro, que incentiva ideias inovadoras por meio de um sistema de pontos e premiação personalizada.

Fonte - Revista Harvard Business Review

 

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