Boa Relação com o Investidor

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Brasil vive um momento de pesadelo para o investidor: crise política e econômica, instabilidade da moeda, inflação e juros elevados, agências internacionais de risco reduzindo a classificação de crédito do país, sem contar a insatisfação popular e a falta de transparência em diversos níveis. Esse caldo é tudo que um investidor precisa para se sentir afugentado. Por isso um profissional específico terá uma missão ingrata nos próximos anos: o RI, responsável pelas Relações com Investidores, que fará a ponte entre companhias e investidores. Eles precisam ter em mente todo cenário envolvido e passar com clareza para o investidor as oportunidades e ameaças que nele se encontram.

A principal ferramenta de um bom RI é a informação e claro, ser articulado o suficiente para transmitir as informações com segurança. Quanto mais informação você tiver, melhor investimento você vai fazer e o profissional de RI é aquele que tira dúvidas de agentes interessados na companhia. Pessoas que querem comprar uma ação na empresa, seja um grande ou um pequeno investidor, pessoa física ou um gestor de investimento ou fundo de pensão, ele vai procurar um profissional de relação com investidores para tirar dúvidas contábeis, financeiras, estratégicas da companhia, do setor que ela atua, a situação do país. Então, ele é um grande esclarecedor das dúvidas do mercado, tanto do lado financeiro quanto do lado estratégico, explica Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI ( Instituto Brasileiro de Relações com Investidores ).

No cenário de dificuldade econômica, a figura do RI ganha relevância, conforme analisa Erich Schumann, sócio fundador da Global Atlantic Partners do Brasil Ltda e o atual presidente do Internal Auditor Professional Issues Comittee (PIC) do IIA - Institute of Internal Auditors. Uma crise econômica no país não precisa necessariamente ter um impacto negativo na companhia. Por isso é muito importante esse diálogo com o RI, que vai saber como acalmar os investidores, separar o que rumor do que é fato.

O papel do RI atualmente engloba os conhecimentos dos profissionais de Comunicação Institucional, Relações Públicas e Ombudsman, no intuito de endereçar todos os riscos que envolvem a empresa e mitigar as eventuais dúvidas que os consumidores e investidores porventura venham a ter. Trata-se de comunicação estratégica. Garantindo uma voz única e conhecimento abrangente do negócio. Desse modo, o profissional de RI deve fazer parte do time central no plano de gerenciamento de crise da empresa.

Comunicação parece ser a palavra chave para os especialistas, e o que mais precisa ser desenvolvido nesse cenário de incerteza. O único modo de as companhias não embarcarem numa crise, muitas vezes institucionalizadas no setor público do país, é se comunicar direito. É necessário saber mostrar ao investidor a estratégia da empresa, para onde ela está indo, os motivos dos investimentos que estão sendo realizados naquele momento. O profissional de relacionamento tem que conhecer o mercado, tem que ter uma formação técnica muito boa, mas ao mesmo tempo tem que ser comunicativo, ter facilidade de se comunicar com seres humanos em geral. Tem que saber trabalhar nas duas pontas, com vários tipos de pessoas com interesses, informações e culturas diferentes. O momento exige um profissional com uma gama bastante abrangente de conhecimentos: que seja bom administrador, que entenda de finanças, de gerenciamento de riscos, de planejamento estratégico e, claro das questões econômicas mundiais.

Fonte - Revista Administrador.

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO