O Poder do Erro – Errar é Impreciso

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Poder do Erro – Errar é Impreciso 

 

 

O que muda o mundo não é o acerto, é o ERRO. Parafraseando o General Romano Pompeu, Navegar é Preciso, Viver não é preciso. O Erro é impreciso e essa imprecisão, gera instabilidade na vida, e nas corporações. Se você erra é porque tentou, arriscou, quebrou paradigmas.

Enquanto alguém reclama do erro, outro agradece. Enquanto você se pergunta porque ele aconteceu, outro pergunta como seria se ele não tivesse acontecido. Enquanto você se lamenta, eu tento. E no final de tudo isso você fala que foi apenas mais um erro, e acaba de errar novamente.

Levando para a realidade Corporativa, se você não errar não mudará a sua Corporação. A Inovação passa pelo erro e pela atitude transformadora.

Muitas pessoas se perguntam como empresas podem ser tão inovadoras, lançar tantos produtos de sucesso e outras empresas não conseguirem o mesmo nível de rendimento. Para responder a esta pergunta temos que nos remeter a um assunto já bastante discutido em diversos momentos quando tratamos de inovação: aversão ao risco.

Empresas sinônimas de inovação como Apple, Google, Microsoft e Sony já tiveram muitos fracassos emplacados em meio a tantas novidades e inovações lançadas por elas. Para se atingir resultados expressivos no que tange a inovação, arriscar e não ter medo do risco consciente é fundamental. As empresas que ficam na zona de conforto e não tentam algo inovador jamais terão este diferencial competitivo.

Mas as empresas têm que atentar para que tipo de erro estão cometendo pois pode ser uma armadilha contra elas mesmas. Os erros que trazem aprendizado e são produtos da busca de redução de incertezas inerentes aos projetos inovadores podem até mesmo ser valorizados. Já os erros de gestão, de uma falta de conhecimento sobre o próprio negócio não contribuem para as atividades inovadoras, pois muito provavelmente estas empresas não irão conseguir ter tempo e recursos para se dedicar à inovação. Lembremos de grandes empresas que quase desapareceram depois de serem “best sellers”, caso da Nokia, Xerox, Black berry.

Empresas inovadoras também erram, casos de erros de descoberta não nos faltam, uns com maior intensidade e outros que até mesmo do erro e do fracasso serviu como insumo para casos de sucesso. A Apple é um belo exemplo disso. Considerada a empresa mais inovadora do mundo, a empresa da maçã teve fracassos ao lançar computadores, console para games e máquina fotográfica. Mas por outro lado seus erros ao lançar fracassos com o PDA Newton e o W.A.L.T foram recompensados, pois foi através deles que anos mais tarde foram lançados o iPhone e o iPad, respectivamente. E os chromebooks lançados pelo Google, laptops que não deram certo. Também temos os casos da Sony com o Betamax, um sistema doméstico para gravação de filmes em fita magnética que não vingou devido a pouca tecnologia. Estas empresas mesmo tendo registrado fracassos em suas histórias não deixaram de inovar, cada uma ao seu modo.

Para concluir, para criar um ambiente corporativo criativo, onde o erro faz parte do desenvolvimento, o clima deve ser propício, os colaboradores precisam ter convicção que não serão “punidos” pelo erro, caso ele ocorra. Pense Nisso, Pense Finance365.

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO