Como um líder pode usar a inovação para melhorar seus resultados

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 

 

 Inovação é a palavra-chave para o sucesso de uma empresa. O profissional de recursos humanos, nesse sentido, deve estar antenado às principais tendências do mercado para aprimorar o processo de geração de resultados de forma cada vez mais eficiente, dinâmica e satisfatória para todos os envolvidos. O ideal aqui é de alguma forma usar a inovação para criar de fato um diferencial competitivo no mercado no sentido de conquistar, com isso, resultados cada vez mais expressivos através do aumento da produtividade, engajamento e motivação de colaboradores.

 Para tal, um profissional ou uma empresa como um todo deve se valer de todos os recursos e funcionalidades possíveis e disponíveis atualmente para que esse processo seja desenvolvido da maneira mais criativa e inovadora possível, sempre com foco no alcance de objetivos propostos. Pensando nisso, o Edools, o RH Portal e a Solides uniram forças para criar este material e de fato oferecer um conteúdo rico e bastante completo sobre como um líder pode usar a inovação para melhorar os seus resultados, de sua equipe e conquistar novos desafios para sua empresa.

A área de Recursos Humanos vem sofrendo uma grande evolução nos últimos tempos. Atualmente, o que percebemos é que cada vez mais líderes e profissionais de RH estão preocupados e empenhados em pensar de forma estratégica para solucionar possíveis problemas empresariais que possam existir ou simplesmente alcançarem melhores resultados. E eles estão certos de pensarem assim. No entanto, o que observamos é que essa vontade muitas vezes não é traduzida em resultados alcançados justamente porque além de pensar de forma estratégica se faz necessário também começar a pensar de maneira diferente, inovadora, ou “fora da caixa”, como muitos dizem.

A inovação nesse sentido pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma estratégia empresarial. Logo, é muito importante para uma empresa poder contar com profissionais que de alguma forma compram essa ideia dentro do ambiente organizacional e que consigam implementar suas estratégias sempre pensando da maneira mais inovadora possível para alcançar seus objetivos. Deste modo, hoje mais do que nunca líderes em geral devem absorver a inovação em suas pautas e se valer disso como diferencial competitivo para suas empresas. Um grande desafio do profissional de RH nesse sentido é fazer com que esse tema seja incorporado na cultura empresarial por todos os colaboradores, se valendo da ideia de que a inovação deve ser não um processo isolado, mas sim ser trabalhado como uma regra a ser seguida. E isso depende muito de profissionais ligados a cargos de liderança, seja na área de RH ou qualquer outra que demande liderança. Os grandes líderes, nesse caso, são aqueles que conseguem engajar seus colaboradores através de estratégias e incentivos claros e concisos fazendo com que todos os colaboradores invistam um maior tempo na compreensão de suas objeções e no pensamento criativo sempre com o foco no resultado a ser alcançado e na melhoria dos seus desempenhos e produtividades. Proporcionar um ambiente inovador aos colaboradores atualmente funciona, de certa forma, como uma quebra de paradigma. Isso porque com isso será possível colaborar para que as decisões estratégicas deixem de ser algo exclusivo de grandes gestores e comecem a estimular soluções e novas ideias por parte dos demais colaboradores envolvidos nesse processo. A ideia aqui é que líderes e profissionais de RH comecem a oferecer insumos para colaboradores de forma que os mesmos sejam estimulados a fornecer novas ideias e contribuir ativamente para os resultados empresariais, não sendo algo exclusivo do alto comando da empresa. Enfim, um ambiente inovador é aquele propício ao desenvolvimento de novas competências e habilidades por parte de líderes e colaboradores em geral.

O legal disso tudo é que existem algumas formas que um líder pode se utilizar para começar a atuar de maneira cada vez mais inovadora. O mesmo pode ser fomentado através do estímulo de novas ideias e se valendo também de recursos tecnológicos que empresas dos mais variados segmentos podem utilizar para trabalhar a inovação de maneira cada vez mais eficiente. O importante de se deixar claro aqui é que em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, empresas que dão foco no processo de inova- ção de seus processos e pessoal tem tudo para se manter no mercado e se valer disso como algum diferencial competitivo, ao passo que as empresas que desprezam essa questão podem estar com os seus dias contados.

Oferecer treinamentos corporativos aos seus colaboradores é uma excelente maneira de se trabalhar a educação corporativa nas empresas. No entanto, o que percebemos atualmente é que os antigos processos de treinamentos presenciais tradicionais estão começando a perder sua eficácia. O motivo para isso diz respeito justamente porque as pessoas estão cada vez mais dinâmicas e buscam formas diferentes de adquirirem novos conhecimentos, competências e habilidades. O avanço tecnológico, por sua vez, alterou profundamente a forma como as pessoas interagem entre si, visto que tudo ficou mais interativo e virtual.

Treinamentos: Inovação com EAD. Aqui, as pessoas começaram a buscar por si só novos conhecimentos, onde tudo pode ser acessado no seu tempo e de qualquer lugar. Deste modo, a educação também sofreu grandes transformações nesse sentido, visto que evoluiu a um patamar onde o ensino online passou a se tornar referência e sinônimo de eficiência no processo de aprendizado. E isso impacta também diretamente o desempenho de pessoas em um processo de aprendizagem em um ambiente corporativo. O mundo hoje é dinâmico e interativo. Logo, caso você queria trabalhar a educação corporativa de forma eficiente você precisa fazê-lo de um jeito diferente e inovador, algo que já vem sendo usado por muitas empresas e que trás excelentes resultados em termos de melhoria de produtividade e desempenho de colaboradores, além de ter um excelente custo benefício: treinamentos EAD. Nesse sentido, os profissionais de RH precisam entender esse novo momento que a educação como um todo está passando para se adequar da melhor maneira possível a esta nova realidade. Atuar com treinamentos EAD trás uma série de benefícios tanto para a empresa quando para os seus colaboradores.

Trabalhar em um ambiente inovador demanda não só um líder que encoraje e estimule a interação dos seus colaboradores a partir do fornecimento de novas ideias. Demanda também mais do que fazer com que os mesmos se sintam parte ativa da estratégia empresarial como um todo e do alcance de objetivos. Para um líder se valer de todos os recursos que a inovação pode trazer à sua empresa faz-se também necessário o uso de novas tecnologias e metodologias para agilizar o processo como um todo e ganhar de forma mais fácil a aceitação por parte dos demais colaboradores. Logo, é importante dizer que o uso de novas tecnologias e metodologias aliadas ao processo de inovação permite que líderes, profissionais de RH e equipes de treinamento e desenvolvimento, de acordo com cada situação em específico, trabalharem com novas formas de desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes. Isso tudo vai ao encontro do que foi falado no tópico anterior (Treinamentos: Inovação com EAD), onde o perfil comportamental das pessoas evoluiu e ficou muito mais dinâmico, interativo e virtual. Seguindo esse raciocínio, faz todo sentido proporcionar aos colaboradores novas formas de desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes a partir de novos recursos e funcionalidades encontrados no meio digital por meio de tecnologias empresariais inovadoras. Nesse caso, para ter o maior potencial de inovação possível, um líder por se valer de diversos recursos, como por exemplo: mobile, gamificação, videoaulas, redes sociais, MOOCs, entre outros. Essas são algumas das diversas possibilidades de tecnologias e ferramentas que são consideradas grandes tendências para empresas que buscam um diferencial competitivo no mercado através da inovação de seus processos. Além disso, para se ter uma ideia, em termos de custo-benefício, estudos apontam que uma empresa que começa a trabalhar com treinamentos na modalidade de EAD ou Blended (treinamento presencial e virtual ao mesmo tempo) podem ter um investimento de 30% a 70% menor dos que os treinamentos presenciais tradicionais. Nesse sentido, o ideal aqui é que você conheça novas tecnologias que farão com que você economize tempo e consiga escalar seus treinamentos e ações com o intuito de deixar sua empresa cada vez mais inovadora e utilizar para tal a maior quantidade de recursos disponíveis aqui citados, justamente para aproveitar ao máximo todo o potencial oferecido por recursos tecnológicos. Essas tecnologias bem escolhidas e colocadas em práticas da forma certa (como é o caso da plataforma de ensino online do Edools) podem revolucionar a forma de treinar e desenvolver os talentos de sua empresa. Invista cada vez mais em colaboradores que dominem e se adequam as novas tecnologias e tenha certeza que os resultados serão extraordinários.

Como podemos perceber, a inovação é a chave para o sucesso das empresas que buscam novas formas de atuação em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo moldado por diferenciais cada vez mais difíceis de se estabelecer. Logo, um líder pode usar a inovação para melhorar seus resultados e os resultados de sua equipe a partir do estímulo à novas ideias e à contribuição ativa para o alcance de objetivos propostos por todos os colaboradores envolvidos no processo, e não mais apenas os profissionais do alto escalão.

Enfim, para que você atue em sua empresa da forma mais inovadora possível, faz-se necessário que você siga as dicas aqui dadas e comece de fato a trabalhar em um ambiente propício para o aprendizado e para o desenvolvimento de novas habilidades e competências profissionais. Só assim, oferecendo todos os insumos necessários para que isso ocorra, que você poderá trabalhar de maneira inovadora, contagiar os demais colaboradores e alcançar resultados jamais imaginados.

Fonte: Pesquisa na internet

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO