Liderança Autêntica

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

O mundo da liderança continua surpreendendo. Alguns líderes tentam ser de uma maneira no trabalho, enquanto a sua verdadeira personalidade emerge fora do trabalho.

Muitas vezes, precisamos ser lembrados: liderança é ação. E por isso, alguns líderes ficam chocados quando descobrem que seus funcionários não confiam, ou não gostam deles e não podem esperar por trabalhar em outro lugar.

A autenticidade tem sido explorada ao longo da história, desde os filósofos gregos até Shakespeare.

A liderança autêntica tem sido explorada de forma esporádica, como parte da ciência da administração moderna, mas foi no livro de Bill George, Authentic Leadership que encontrou seus mais altos níveis de aceitação.

Mas afinal, o que é liderança autêntica e o que define um líder autêntico?

George explicou que há três qualidades. Em primeiro lugar, o líder preciso saber aonde vai. Ou seja, saber quem ele mesmo é, quais são seus valores. Isso leva ao segundo fator: é preciso praticar seus valores todos os dias. “Não só viver com a cabeça, mas também com o coração”. Essa conduta ajuda a estabelecer relações de longo prazo, nas quais as pessoas têm confiança. E, terceiro, gerar resultados, desde que sabendo conferir poder para as pessoas.

Embora diferentes teóricos tenham diferentes opiniões e inclinações sobre o conceito, a maioria concorda que:

1. Os líderes autênticos são autoconscientes

Líderes autênticos são pessoas auto-realizadas que estão conscientes de seus pontos fortes, suas limitações e emoções.

Eles também mostram suas identidades reais para os seus seguidores. Eles não têm 2 caras, nem agem de uma maneira diferente quando estão em público; eles não escondem seus erros ou fraquezas por medo.

Eles também percebem que a auto-realização é uma viagem sem fim…

2. Os líderes autênticos conduzem uma missão focada em resultados

Eles são capazes de colocar a missão e os objetivos da organização à frente de seus próprios interesses.

Eles fazem um trabalho em busca de resultados, e não por poder, dinheiro ou ego.

3. Líderes autênticos lideram com o coração

Liderar com a cabeça não é suficiente.

Eles não têm medo de mostrar suas emoções, sua vulnerabilidade e se conectar com seus empregados. Isso não significa que os líderes autênticos são suaves.

Na verdade, a comunicação de forma direta é fundamental para bons resultados, mas desde que feita com empatia. Franqueza sem empatia é crueldade.

4. Líderes autênticos pensam no longo prazo

Um princípio fundamental no modelo de Bill George são os líderes da empresa que estão focados em valor para os acionistas a longo prazo, não apenas superando as estimativas trimestrais.

Assim como Jeff Bezos fez por anos na Amazon.com, os líderes percebem que inspirar pessoas e desenvolverem suas empresas exige muito trabalho e paciência.

Alinhar as pessoas em torno da missão e dos valores é uma das funções mais importantes do líder. Numa empresa global, isso é desafio, pois os valores têm de estar em todas as partes e as pessoas devem se comprometer com eles. Os verdadeiros líderes devem saber que liderança tem a ver com servir, ou seja, manter o cliente satisfeito e criar espírito de colaboração. Delegar e dar poder (empower) são papéis do líder do século 21. Exercer poder sobre as pessoas não funciona, se a meta é conseguir alto   desempenho. “As empresas precisam de milhares de líderes espalhados pela organização”. Às vezes, porém, há líderes que não têm ninguém que se reporte a eles.

Como desenvolver a liderança autêntica.

Você precisa conhecer a si mesmo e o seu objetivo para inspirar outras pessoas

Nenhum líder começa a sua carreira inspirando pessoas. Eles primeiramente conhecem a si mesmo e o seu potencial.

É isso que permite que essas pessoas consigam atingir seus objetivos: conhecer o seu potencial e a sua capacidade.

Somente depois que um líder conhece a sua real capacidade é que ele pode buscar pessoas que complementem suas habilidades para formar uma equipe coesa em busca dos objetivos.

É assim que grandes líderes formam e inspiram grandes equipes com propósitos brilhantes.

A base da liderança autêntica vem da história pessoal do líder, incluindo eventos de vida (muitas vezes chamados eventos de disparo ou trigger events) que direcionam o fluxo da formação de liderança. O modo que líderes interpretam essas histórias pessoais e eventos de disparo, irão informar a sua auto-identidade como líderes e influenciar o seu desenvolvimento moral e valores, dois componentes essenciais para o desenvolvimento de líderes autênticos. Uma vez que autenticidade na liderança está enraizada em ser fiel a seus próprios ideais de liderança e valores éticos, liderança autêntica é desenvolvida ao decorrer de uma vida inteira de experiências e é resistente a programas de formação tradicionais. Desenvolvimento de líderes autênticos envolve direções para a auto-reflexão, a construção de auto-consciência através do uso de uma abordagem de histórias de vida. Pode também ser facilitada pela intervenção de eventos de disparo de desenvolvimento juntamente com auto-reflexão dirigida. Reconhecendo a teoria de liderança da contingência, a qual sugere que os líderes devem adaptar seus estilos e comportamentos para ser eficaz em situações diferentes, alguns teóricos de desenvolvimento de liderança têm apontado que apenas os líderes mais experientes podem incorporar as necessidades de diferentes situações e diferentes subordinados em seu próprio sistema de valores subjacente de modo a permanecer autêntico, sendo também eficaz em diversos contextos de liderança.

Liderança vai muito além de ganhar dinheiro: “É usar nossos talentos para ajudar os outros e melhorar o planeta”.

Fonte: Pesquisa na internet

 

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO