Desafios e oportunidades para o administrador

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

Vivemos um momento muito difícil para toda a população brasileira e, como sobejamente conhecido, é quando surgem oportunidades nessa luta para sair da crise. Para os administradores, cabe ressaltar alguns interessantes desafios.

Parece estar cada vez mais claro e disseminado que a gestão pública tem que melhorar e muito, em todos os níveis de governo. Reformas e medidas duras são necessárias e fundamentais para o ajuste fiscal e criação de bases sólidas para o crescimento – econômico e social.

Em primeiro lugar, as lideranças políticas – seja no Município, no Estado ou no Governo Federal, têm que assumir essa atitude e definir políticas públicas nessa direção. O exemplo da eleição na cidade de São Paulo fala por si só. Mas não é só isso, a administração pública precisa de gestores qualificados e competentes.

Vejam o que tem sido divulgado sobre algumas ações que estão sendo planejadas – redução do tamanho do estado, extinção de cargos em comissão, reforma da previdência, controle dos salários e benefícios. Essas e outras ações foram realizadas no período do Governo de Mário Covas, dada a percepção e convicção dele como político e gestor. Tive a oportunidade, juntamente com outros colegas, de colaborar nessa empreitada.

Menciono outras ações na área de gestão, nas quais participei como Secretário de Administração: redução de níveis hierárquicos, programas de demissão voluntária, avaliação de desempenho para todos os funcionários públicos (principalmente quando estão para terminar o período probatório), controle dos contratos de prestação de serviços (preços diferentes para o mesmo serviço, pelo mesmo fornecedor, para secretarias diferentes).

Eis uma amostra dos desafios para um profissional como o administrador. Ousaria dizer que ele provavelmente deve ser o que tem melhor preparo e competências para realizá-los. É lógico que dentro de padrões éticos e atendendo primordialmente o interesse público.

Outras oportunidades existem e existirão para um administrador, em ciclo de vida profissional diferente - mais experiente, seja na área pública ou na iniciativa privada. Estou falando da importância que vem assumindo a governança corporativa de instituições complexas. Área fundamental para melhorar a qualidade de gestão, definir estratégias, controlar os gestores executivos, garantir padrões éticos e sustentáveis nas ações das empresas.

Usando meu caso especificamente, já há alguns anos participo de Conselhos de Administração de ONGs/Entidades Beneficentes – Associação Beneficente de Monte Verde, AVEHA -Associação Vinhedense de Educação do Homem de Amanhã (atual), GRAACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer (atual). Essas atividades tem uma característica principal: não envolvem qualquer remuneração, ou seja, são pro bono. É gratificante e desafiador.

Fonte: Revista Administrador

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO