Como fazer pesquisa de clima organizacional?

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Ferramenta de gestão estratégica, a pesquisa de clima organizacional cumpre um papel importante para o sucesso da organização. É uma das principais e mais importantes ferramentas que um Gestor pode utilizar para avaliar, afinal, é a partir dela que a empresa realiza uma análise do engajamento e satisfação dos funcionários, o que é fundamental para que o empreendimento possa crescer. Esse instrumento não deve ficar de fora do escopo de atividades do setor de recursos humanos da empresa.

A pesquisa de clima organizacional é uma das principais e mais importantes ferramentas que um Gestor pode utilizar para avaliar a situação do ambiente de trabalho e perceber onde existem pontos que podem ser melhorados. É possível identificar fatores internos e externos que interferem na produtividade das pessoas, na interação da equipe e mensurar a satisfação dos colabores perante a organização de um modo geral.

Este método permite que o setor de Gestão de Pessoas elabore um planejamento estratégico de recursos humanos mais eficiente, justamente por permitir que o Gestor enxergue a empresa com os olhos dos colaboradores e entenda como cada um deles se sente frente às situações do dia a dia, sendo elas positivas ou negativas.

Para se fazer uma boa pesquisa de clima organizacional é necessário realizar um planejamento acerca de como será o processo. Dentre os itens mais pertinentes para avaliação estão os benefícios concedidos pela empresa além do salário, a estrutura do local de trabalho, o plano de carreira oferecido, o incentivo aos estudos, treinamentos e palestras, relacionamento com colegas de trabalho e com os superiores, resistência à mudanças e como o colaborador se sente em fazer parte da empresa.

Identifique quais são os intuitos da pesquisa, quais temas serão abordados e o que será realizado a partir dos resultados.

Deve-se elaborar a pesquisa com clareza de objetivos, perguntas bem formuladas e bem distribuídas entre os temas propostos para a avaliação. O ideal seria elaborar de 40 a 60 questões com alternativas que meçam a satisfação do entrevistado e deixar um campo em branco para sugestões no final.

Defina as questões da pesquisa, o tipo de questionário (dissertativo ou de múltipla-escolha), a ferramenta de aplicação e o tempo de execução. Essa hora é para refletir sobre o método de trabalho.

Informe aos colaboradores sobre a aplicação da pesquisa e seus objetivos, além de assegurar sigilo quanto aos dados coletados.

Outro ponto a ser considerado é que o colaborador precisa se sentir bem a vontade para responder o que ele realmente pensa sem ter medo de expor seu ponto de vista. O ideal é que todos respondam ao mesmo tempo e de preferência no final do expediente, quando não haverá mais pressa em realizar outras atividades.

Compile os dados obtidos com os questionários o mais rápido possível e organize-os de forma que você possa visualizá-los como um todo. O ideal é comparar com resultados anteriores. Depois de preenchida a pesquisa, o Gestor deverá tabular os dados e criar gráficos para cada item pesquisado. Dessa forma fica mais fácil visualizar o resultado. Além disso, é muito importante que os colaboradores recebam um feedback do processo e resultado da pesquisa, uma vez que todos fazem parte das mudanças a serem implementadas em caso de necessidade de melhorias.

Coloque os dados no papel em forma de relatório para registrar as informações e comunique os resultados da pesquisa aos colaboradores. Não esqueça que eles estão envolvidos no processo e, portanto, devem ter esse conhecimento.

Depois de realizada a pesquisa, é hora de planejar medidas para fazer as melhorias necessárias. Comunique os funcionários sobre as ações previstas. Agora que você sabe mais sobre pesquisa de clima organizacional, que tal aplicar essa ferramenta em sua empresa? Dessa forma, seu negócio poderá crescer com uma equipe mais motivada e satisfeita.

Vantagens da pesquisa de clima organizacional

1. Crescimento da equipe

Com a pesquisa, você contribui para o desenvolvimento da equipe de sua empresa. Isso acontece porque, com ela, será possível identificar problemas que levam a um desempenho ruim dos colabores, o que torna mais fácil elaborar medidas para reverter o quadro.

Além disso, o gestor consegue avaliar se há necessidades de treinamento e capacitação dos funcionários. Lembre-se: uma equipe com habilidades e competências contribui para o crescimento do negócio.

2. Desenvolvimento da gerência

A partir da avaliação dos resultados da pesquisa, é possível identificar problemas que podem ser resolvidos com mudanças de atitude da gerência. Nessa hora, os gestores devem analisar oportunidades para desenvolver a liderança, tanto em relação a profissionais específicos quanto a toda a equipe de gerentes.

3. Melhoria na comunicação

A pesquisa de clima organizacional é um instrumento para melhorar a comunicação entre a liderança e os colaboradores da empresa, já que cria um canal de conversa entre eles. Com essa ferramenta, os funcionários podem deixar claras as suas percepções sobre o trabalho, enquanto os gestores recebem o feedback.

Fonte: Pesquisa na internet

 

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