Liderança jovem brilha no mercado

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

É cada vez maior a inserção de jovens profissionais de administração em posições estratégicas, incluindo a presidência de corporações. Apesar do pouco tempo de experiência tradicional, eles possuem vivência, autocontrole e formação suficientes para comandar processos e equipes em grandes empresas nacionais e multinacionais, em um processo natural de renovação sem destruir de forma abrupta o que já existe e funciona. Eles são abertos ao diálogo, tem amplo acesso às informações de interesse e estão dentro do mercado de trabalho há cerca de dez anos. São conhecidos pelo imediatismo e impaciência. Nascidos entre o final da década de 70 e meados dos anos 90, só fazem o que têm vontade e são desapegados dos empregos. Para o administrador André Martins, presidente da VB Serviços aos 38 anos, o gestor formado em administração adquire uma visão holística de seus colaboradores e dos processos envolvidos na companhia e, com isso, pode sair de julgamentos pré-concebidos. Para ele, a união de esforços de líderes e liderados vai além de um chefe transmitindo ordens explícitas aos seus subordinados. O trabalho hoje tem base na confiança, na relação e na busca de resultados excepcionais. Temos uma nova geração no país criando empregos e inovando. Os jovens líderes não têm um perfil único e têm uma preocupação maior em questões amplas e menos problemas pontuais.

A comunicação entre a alta direção com os colaboradores e o público deixou de ser um caminho de mão única e se tornou um espaço de debates em prol da melhoria dos serviços e na busca por mais satisfação interna e externa. Pois as rígidas estruturas hierárquicas dificultam a interação e a compreensão das orientações, segundo Paulo Sérgio kakinoff, presidente da Gol aos 38 anos. Por isso, as ações conjuntas são efetivas quando todos sabem de forma clara suas responsabilidades e desafios. Tem que se ter diretrizes, estratégias e planejamento, mas é fundamental compartilhar informação e, eventualmente, atuar de forma matricial.

Por toda fama que essa geração acumulou, é previsível que 48% dos executivos avaliem esses profissionais como os mais difíceis de atrair e 55% os considerem os mais complicados para reter, segundo levantamento da Robert Half (empresa de recrutamento). A principal dificuldade de retenção dessa geração é por conta das expectativas em relação ao plano de carreira, seguida da expectativa de remuneração e qualidade de vida. Essa geração também busca uma nova maneira de encarar a vida profissional e prefere mostrar o trabalho em resultado produzido e não em horas trabalhadas. Além disso a disposição em seguir os próprios ideais e colocá-los em prática transforma a juventude em uma fonte de negócios. É importante montar uma equipe balanceada com um pessoal novo, de muita vontade e ideias e outra mais experiente. A riqueza de mentalidades deve ser o foco das empresas. É fundamental ser pautado pelos valores pessoais, frutos do caráter, de educação e heranças que constroem nossa personalidade. Além da necessidade do domínio da tecnologia, dinamismo, sede por desafios, reconhecer os erros e saber a hora de mudar. Um jovem líder para alcançar o sucesso na vida profissional deve ser positivo e buscar efeitos a longo prazo, ser estudioso e ter uma rotina de sucesso. Hábitos saudáveis também são fundamentais: boa alimentação, sono, exercícios físicos e bons relacionamentos sociais e empresariais. E para mantê-los com força total, a possibilidade de crescimento precisa coexistir com um ambiente desafiador e que propicie a liberdade de ação. Eles não gostam de tarefas repetitivas e as empresas devem se adaptar a isso. A empolgação e o desânimo acontecem na mesma velocidade.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO