Como elaborar uma estratégia vencedora

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O Guru em estratégias de negócios, Ram Charan ensina a cristalizar objetivos em apenas uma folha de papel e prega a valorização do realizador.

É importante cristalizar qualquer ação estratégica em uma única folha, se tiver mais do que isso é porque a estratégia está errada ou falta clareza nos objetivos. Os mais jovens não gostam de documentos de mil páginas ou de power point. Eles se comunicam através de 140 caracteres (via twitter), o que significa que estão se concentrando naquilo que realmente importa. Temos que aprender com isso. Precisamos transformar toneladas de informação em algo mais preciso e objetivo. Uma estratégia além de enxuta, também precisa ser compartilhada por pessoas de outras áreas, por gente que faça o administrador enxergar para além do seu próprio umbigo. Colocar em uma página não significa que seja um trabalho superficial ou sem fundamento, mas pelo contrário, se trata de um trabalho de síntese e de análise que busca um foco para a organização.

Hoje as inovações não nascem somente nas empresas, elas podem vir de mais de 1 bilhão de pessoas de qualquer usuário de internet. Por isso os gerentes, administradores e homens de negócio devem olhar para frente e não pelo retrovisor. Devem colaborar, envolver as pessoas na direção de solucionar gargalos estratégicos. Para isso é preciso conversar, aprender e conhecer o mundo exterior. Ter a capacidade para olhar para o mundo e para seu próprio negócio sem arrogância. É preciso treinar a mente para detectar as mudanças que estão no horizonte, para aumentar nossa percepção do mundo, das tendências e das pessoas. Ninguém sabe tudo e se souber é louco, diz Charan.

Na contramão da tendência dominante no mercado de valorização dos "homens de ideias", está a estratégia que só terá sucesso se contar com a presença de "realizadores. As pessoas que só pensam e não fazem são incompletas. O maior sucesso virá daqueles que conseguem fazer as coisas, pois as ideias sempre poderão ser compradas. O poder de realização nasce, principalmente, das relações de confiança, ela é uma espécie de capital. Para se tornar um realizador você precisa:
Ter atitude,
Construir uma relação de confiança com seus interlocutores,
Mesmo nas discordância, tente entender o ponto de vista dos outros,
Lembre-se que toda reunião precisa ser finalizada com um resultado claro,
Selecione as metas certas,
Defina a estratégia e acompanhe cada ação,
Defina os marcos de realização de forma clara e objetiva,
Faça uma revisão de estratégia a cada três meses,
Monte uma equipe de trabalho adequada,
Tenha agilidade para corrigir erros de rota.

Com uma estratégia compacta, o próximo passo será o de garantir que ela não se torne obsoleta. É preciso entender que nenhuma vantagem competitiva é vitalícia; o mundo muda muito rápido e precisamos antecipar essas mudanças. Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo. Contra a obsolescência precisamos ter o desprendimento para questionar nossas próprias estratégias e ter iniciativa, estar preparados para mudar, refazer e revisar nossas estratégias o tempo todo. Os encontros para revisão de estratégia precisam acontecer trimestralmente, em um ano tudo muda e você pode perder o seu negócio. Então elabore uma estratégia vencedora:
Aprenda tudo sobre o seu negócio,
Pense em como ganhar dinheiro com ele,
Verifique quem é consumidor do seu produto ou negócio,
Examine o grau de coerência da sua estratégia,
Sincronize suas ações,
Que forças tornariam sua estratégia obsoleta?
Faça conexões com o mundo externo (leia jornais e revistas, informe-se),
Ouça profissionais de outras áreas,
Deixe a arrogância de lado,
Concentre-se no que realmente importa.

Com a capacidade de realização e um bom time de colaboradores, a estrada do sucesso estará menos congestionada. Porém não adianta chegar até aqui e não selecionar as metas certas. Não adianta ter 20 metas, elas não se realizarão. Pense em apenas 5 metas, isso será suficiente e irá ajudar a construir sua marca como realizador.

Fonte - Revista Harvard Business Review

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