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A importância do networking na vida profissional

 

 

 

 

 

 

Este texto trata-se da importância de ter uma rede de relacionamentos, e como manter e desenvolver essas redes. Segundo a autora Darling, “networking é a arte de criar e manter relacionamentos vantajosos, ele nos prepara para os acasos felizes. Quanto mais nos sentimos confiantes em nossa capacidade de encontrar pessoas, maior será a nossa predisposição para encontros casuais e para a possibilidade de convertê-los em relacionamentos vantajosos”.
Outro conceito do autor Minarelli especifica Networking como um “conjunto de técnicas e atitudes cuja aplicação requer um comportamento natural de solidariedade e de ajuda recíproca de todos aqueles que tomam consciência de que estamos em permanente interdependência nas redes de relacionamento – grupo, sociedade ou humanidade”.
O networking é um processo sistemático de formar e manter relações a fim de atingir objetivos específicos. Como citado por Lima, seu propósito consiste em criação de relações e interações em longo prazo e não de ligações curtas e rápidas, do tipo “olá – adeus”.
Por tanto o objetivo é enfatizar melhorias para o nosso cotidiano em si, procurando sempre caminhos para conquistarmos mais e melhores relacionamentos interpessoais com outras pessoas, estendendo cada vez mais as redes de relacionamentos o nosso capita social, pois hoje no mercado de trabalho, ter bons relacionamentos interpessoais é fundamental para se conseguir uma boa colocação, muita pesquisas feias na internet apontam esse fato, que cerca de dois terços das novas oportunidades de emprego surgem através de uma forma ou outra de contato pessoal.
O grande problema, é que as pessoas não veem as redes de contatos como uma das principais fontes de oportunidades para o desenvolvimento profissional.
Quando se tem uma rede de relacionamentos ativas e valorizadas a tendência é se desenvolver cada vez mais, sendo na vida profissional ou interpessoal, o mercado de trabalho da ênfase ou pretensão para aqueles que confiam nos seus contatos pessoais e nas pessoas com as quais se relacionam, pois serão esses os primeiros a ser escolhido para o mercado, Oliveira prova que para quem procura emprego o ideal é recorrer aos contatos pessoais, ao invés de responder a anúncios de jornais ou agencias de emprego, e de fato esse método é o mais certeiro em muitas ocasiões.
Quando se faz networking muitas portas tendem a abrir, pois com bom relacionamento e boa comunicação com outras pessoas o sucesso estará muito próximo.

Como cita Minarelli “somos membros da constelação de todas as pessoas que fazem parte daquela da qual somos o centro”. Por tanto a nossa rede de contatos poderá nos proporcionar aspectos positivos no desenvolver da nossa vida profissional, serão essas redes as principais fontes para nos informar dos acontecimentos e das oportunidades no dia a dia, e como citado no problema acima, a principal solução é destacar para as pessoas o valor de um bom relacionamento interpessoal com outros, para que elas buscam essa fonte (networking) a fim de alcançar resultados positivos no dia a dia.
Manter essas redes vivas é um pouco como tratar de um jardim, é necessária uma atenção permanente, porque serão elas que nos trará informações importantes e oportunidades de emprego para o desenvolvimento profissional, como diz Darling “Quanto mais você conhece as pessoas, maiores são suas chances de ser bem sucedido. Quanto mais ajuda você aceita, maior é o seu sucesso”.
Construir uma rede de relacionamentos é tão importante que já estão surgindo no mercado (às agências de networking). Elas fazem agendamento de happy hour para executivos que querem ampliar sua rede de contatos. Um exemplo é a Table for Six, de São Paulo, revista VOCÊ S.A
Assim, porém este texto vem especificamente com o objetivo de enfatizar a importância de fazer networking, como criar e manter essas redes de relacionamentos ativas, e principalmente ressaltar o quanto esse relacionamento interpessoal com outras pessoas trará de benéfico para a ampliação de uma excelente carreira profissional.
A palavra de origem inglesa Networking vem da união das palavras “Net”, que significa “Rede”; e “Working”, que significa “Trabalhando”. A pequena palavra quer dizer nada mais, nada menos do que ter uma rede de contatos, onde pessoas possam dar referências boas sobre você.
Trata-se da lista de pessoas com as quais você já manteve contatos, além das pessoas que lhe foram indicadas por outras pessoas. É conhecer pessoas de ambientes que você não frequenta, e fazer espontaneamente alguma coisa por essas pessoas, é fazer sempre contatos com as pessoas que ficam conhecendo e em cada lugar trocar algumas palavras com mais pessoas.
Em uma frase interessante de Business  fala que “Trabalhar por meio de networks significa, confiar em quem você conhece em vez de naquilo que você sabe” uma observação importante na definição de networking.
Darling não diferentemente de Business expressa que a ideia é mostrar que o networking nos proporciona relações vantajosas, ela não se refere a arranjar emprego ou dinheiro e sim ajudar e ser ajudado, a ter expectativas em relação aos outros e lidar com as mesmas expectativas que eles têm de nós.
Darling aponta três pontos que devem ser seguidos nas etapas do planejamento do networking, o primeiro passo é fazer uma lista de seus contatos e avaliá-los, priorizando um método de trabalho que leve ao aumento da rede de relacionamentos, o segundo é reconhecer a importância de contar com apoios para desenvolver os relacionamentos com mais eficiências, como por exemplo, melhorar a primeira impressão que se deixa no primeiro encontro e o terceiro e ultimo passo é saber se encontrar, interagir e se comunicar de maneira eficaz com as pessoas, incluindo aspectos práticos de comportamento.
“Fazer networking pressupõe atender aos interesses e ajudar os outros a satisfazerem os deles. Reputação e confiança são essenciais para consolidar esse tipo de relacionamento, que beneficia ambos os lados (embora nem sempre a troca seja justa)”.
Em resumo networking é a arte de criar e manter relacionamentos vantajosos. Simples assim.
As redes também contribuem muito para o empreendedorismo, como cita Bateman e Snell  “O empreendedor é amplamente favorecido se contar com uma forte rede de relacionamentos com pessoas. O capital social – participar de uma rede social e ter boa reputação – ajuda o empreendedor a ter acesso a informações importantes, ganhar confiança e colaboração de outras pessoas, recrutar funcionários, formar alianças empresariais de êxito, receber investimentos de capitalistas de risco e tornar-se mais bem-sucedido”.
Outros conceitos relativos a networking colocado por Minarelli . “É um canal que capta, integra e distribuem informações, bens e serviços com maior eficiência”. E Minarelli continua que “É uma rede de diversas finalidades: proteção, descanso, captação, distribuição e integração”.

Mercado De trabalho, segundo Aurélio, é um conjunto de atividades de compra e venda de determinado bem ou serviço, em certa região; comércio; mercado de ações; mercado de trabalho, ou seja, um lugar onde à procura e oferta entre as pessoas, um conjunto de pessoas ou empresas que provocam a origem dessas relações.
Chiavenato - Mercado é onde ocorrem as transações e relacionamentos, ou seja, significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou um serviço.
Mais além, ele diz ser um mecanismo de oferta e procura, é a característica principal de todo o mercado. O mercado de trabalho (MT) é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. Toda organização na medida em que oferece oportunidades de trabalho – constitui parte integrante de um MT.

Minarelli aponta o mercado de trabalho muito mais competitivo, exigente e excludente neste inicio do século XXI.
Segundo ele o raciocínio do mercado é muito simples: “quanto maior o numero de pessoas a contar com um diferencial, menos decisivo e importante ele se torna, justamente por que deixa de ser fator de diferenciação”. Também relata que é preciso enfatizar o fato de que o mercado de trabalho tende a ser conservador, e como consequência disto, cada vez mais excludente.
De acordo com Furucho, ter uma boa conduta no local de trabalho, é essencial no crescimento profissional, não só a boa conduta mais também o comprometimento, ser pró-ativo, a responsabilidade, o respeito, educação e outros importantes fatores que contribui para esse sucesso.
“Conhecer, compreender, delimitar o mercado e aprender a nadar para lidar e interagir com ele. Talvez essa seja a parte mais exaustiva de uma atividade profissional, a de conseguir colocar em pratica as equações para que realmente possam gerar o efeito esperado, transformando-nos numa boa alternativa de degustação e preferência”.
Este texto tem o propósito de alavancar a importância do networking na vida profissional, abrangendo os procedimentos metodológicos relativos á uma pesquisa qualitativa, exploratória que envolve um estudo de caso. Esta dissertação divide-se em três partes sendo elas: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise dos dados secundários e resultados obtidos em campo.
A revisão bibliográfica trata-se dos seguintes temas: o networking e suas estratégias; qual a importância dentro e fora das organizações de manter um bom relacionamento interpessoal com outras pessoas; quais as vantagens de fazer networking; Como montar a rede, desde a preparação da lista de contatos até das maneiras eficazes de saber se encontrar, interagir e se comunicar com as outras pessoas, e como cultivar e desenvolver esses contatos.
Objetivando explorar os estudos bibliográficos sobre esses assuntos citados acima, foram procurados em livros, revistas, artigos, monografias e pesquisas feitas por sites da internet.
A pesquisa de campo realizou-se por meio do estudo de caso em duas empresas de Limeira e com alunos da faculdade de Administração e Artes de Limeira – FAAL. Sendo nas empresas: Dutra Correntes, uma empresa industrial centrada na fabricação e distribuição de semi-jóias brutas e folheadas. Localizada no Jardim das Roseiras | Limeira – SP e a empresa Radical Surf Shop, uma empresa comercial, que trabalha com vendas de roupas, sapatos, bonés e acessórios, localizada no Centro de Limeira – SP.
A análise dos dados obtidos em campo se fez da seguinte forma, na empresa Dutra correntes foi aplicado um questionário aos 30 funcionários escolhidos, aleatoriamente, de uma população de 58 funcionários, contento duas perguntas sobre o relacionamento interpessoal.
Já na empresa Radical Surf Shop foi feito uma pesquisa onde consiste á 100% dos funcionários sendo doze no total, onze mulheres e um homem, pesquisa essa que aponta em como ou de qual forma, os funcionários conseguirão o emprego na empresa, sendo por jornal, agencias de emprego, networking ou outras fontes, no final foi entregue aos funcionários dez dicas para se construir uma rede de relacionamentos, e oito dicas de como fazer seu Networking cada vez melhor.
A mesma pesquisa feita na empresa acima (Radical Surf Shop), também foi feito com os alunos da Faculdade de Administração e Artes de Limeira – FAAL, sendo com 20 alunas de diversas empresas. e também foi entregue dicas de como construir e de como manter as redes de relacionamentos.
No entanto, a maior parte das pessoas sabe que devia ver o networking como parte complementar do seu trabalho, mais dificilmente o faz ou o mantém, um problema constante que envolve muitas organizações, muitas pessoas no ambiente de trabalho não entende a necessidade de obter bons relacionamentos interpessoais com outras pessoas, o quanto uma boa comunicação trás de bom para a vida profissional, ter contatos com outros ajuda e muito no ambiente competitivo que é o mercado de trabalho, o autor Minarelli deixa isso bem claro quando diz que, “quanto mais difícil ou delicada for à situação de um candidato a emprego, mais importante e decisiva será a ajuda da rede de relacionamentos”, por tanto não se a duvida em que praticar networking é essencial para o desenvolvimento na vida profissional o que não é feito ou praticado pelas pessoas, por elas não entender a sua importância.
O objetivo deste estudo compreende a todas as pessoas que almejam estar procurando fontes de crescimento profissional e pessoal através de outras pessoas. “Poucas pessoas cultivam novos relacionamentos e pouquíssimas têm a disposição e o conhecimento necessário para fazê-lo. A diferença de um networking bem-sucedido e um malsucedido é essa habilidade”. Darling.
Objetivamente este estudo busca enfatizar a importância de fazer networking, como criar e manter essas redes de relacionamentos ativas, e também destacar e alavancar as vantagens do bom relacionamento interpessoal com outras pessoas.
Os dados coletados pelos 30 funcionários da empresa Dutra correntes referente ao questionário de relacionamento interpessoal, apontou-se da seguinte forma:

Na primeira pergunta (Em sua opinião a bons relacionamentos interpessoais no seu ambiente de trabalho?) os resultados foram: Nove pessoas (30%) dizem que sim, que há bons relacionamentos, seis pessoas (21%) dizem que não, não há bons relacionamentos, citando ser pouco importante para muitas pessoas, e quinze pessoas (49%) diz não saber o que é, e não reconhece sua importância na vida profissional.

Na segunda pergunta (você acha que o relacionamento interpessoal pode influenciar no ambiente de trabalho?) os resultados foram os seguintes: vinte pessoas (66,66%) acham que sim, dizendo que influência em vários aspectos, oito pessoas (26,67%) dizem influenciar pouco, descrevendo que nem tanto e apenas duas pessoas (6.67%) acham que não, não influenciam.

Os dados coletados pelos 12 funcionários da empresa, Radical Surf Shop, referente à pesquisa de networking, apontou-se da seguinte forma:

Pergunta: Essa pesquisa tem por objetivo identificar de qual forma você conseguiu seu atual emprego. De qual forma?
Os doze funcionários (100%) dizem ser pelas redes de contatos.

E para finalizar. Os dados coletados pelos 20 alunos da FAAL, de diversas empresas, referente à pesquisa de networking, apontou-se da seguinte forma:

Pergunta: De qual forma você conseguiu o seu atual emprego?
Doze pessoas (60%) responderão ser pela famosa rede de contatos, seis pessoas (30%) respondeu ser por agências de emprego e os dois restantes (10%) responderão que conseguirão o atual emprego através dos anúncios de jornais.
“As pessoas dependem de outras pessoas para fazerem negócios, arrumarem novas oportunidades, novas paixões, enfim, para serem felizes, afinal vivemos em sociedade. Networking ou rede de relacionamentos existe para isso, ou seja, para as pessoas se relacionarem através de contatos”. (SASSO).
Como citado na frase acima, hoje em dia necessitamos ter e manter ótimos relacionamentos com outras pessoas, como diz SASSO “vivemos em uma sociedade”, portanto precisamos se relacionar, como apontado na pesquisa acima (questionário) na empresa Dultra Correntes, muitas pessoas não sabem os benefícios e o poder dos relacionamentos, e por isso não o mantém ou até mesmo não procura fazê-lo.
A pesquisa também revela que a maioria das pessoas que responderão ao questionário conseguiu emprego através das redes de contatos, poucas pessoas que participaram da pesquisa foram de outras fontes, o que nos mostra que não há duvida quando se fala em praticar networking, é uma tarefa simples, prazerosa e que é muito útil, tanto na vida profissional, quanto pessoal.
Stettner nos deixa algumas dicas importantes e interessantes sobre as redes de contatos.
• “Torna-se um mestre na arte da conversa de salão e construa alianças e contatos – chave dentro e fora da empresa”.
• “Comportar-se de forma natural e um tom de voz enfadonho, pois são reveladores”.
• Direcione sua energia e curiosidade para aprender alguma coisa a cada encontro. Afinal todo mundo tem algo interessante a contar.
São dicas essenciais no nosso dia a dia, e que não percebemos sua importância, é onde perdemos muitas oportunidades boas de desenvolvimento profissional. O bom relacionamento interpessoal é a chave para uma carreira bem sucedida.

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