Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 

Comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. Ele está presente em grande parte da história da humanidade, mas sua importância econômica, social e política se tornou presente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transporte, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O Aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.

Uma empresa global é aquela que opera em mais de um país, conseguindo assim vantagens financeiras, de marketing, de produção e de P&D que não estão ao alcance de empresas concorrentes que só atuam no mercado nacional. Percebe-se que sua competitividade é ampliada ainda em relação a suas concorrentes locais a partir do momento em que as fronteiras nacionais são minimizadas ou deixam de existir, e aí a empresa passa a usufruir mais um conjunto de benefícios, dentre os quais, destacam-se:
• Ampliação do mercado consumidor;
• Obtenção de fontes de recursos muitas vezes subsidiadas por governos locais que, com o objetivo de atrair o capital produtivo, oferecem reduções de impostos ou obras de infraestrutura que reduzem o custo geral da organização;
• Aquisição de matéria-prima, insumos e componentes em larga escala, por meio da compra centralizada, obtendo assim maior condição de negociação com fornecedores;
• Aproveitamento de recursos naturais, tecnológicos ou humanos em regiões onde são mais abundantes, com melhor qualidade ou com menores custos;
• Proximidade dos mercados consumidores.

Ressalta-se que para uma organização nacional, o processo de internacionalização envolve inúmeros riscos que necessitam ser ponderados para a busca de alternativas mais adequadas de colocar seus produtos em outro país. Dessa forma, esse processo exige amplo know how sobre a própria empresa, o mercado que ela já atinge e o que ela deseja contemplar. Ou seja, é preciso avaliar detalhadamente o ambiente interno e externo no processo de implantação do comércio exterior.

A análise detalhada dos ambientes, interno e externo da organização promove a certificação de que se precisa do conhecimento acerca do potencial de expansão da empresa, bem como de recursos financeiros, produção e feedback de tudo isso. Também é relevante o entendimento das políticas comerciais internas e suas condições reais de exequibilidade, assim como o cenário ambiental no qual se pretende expandir mercados. Por isso, a velocidade de crescimento organizacional deverá ser a mesma de ampliação da capacidade em lidar com as complexas teias e amarras que estão vinculadas diretamente com essa ampliação e, principalmente, com as características de cada nicho e população-alvo que deseja alcançar.

É exatamente nesse contexto que o conhecimento aprofundado do marketing internacional ganha destaque. Isso porque se compreende o marketing internacional enquanto oportunidade processual de planejar e conduzir mudanças que ultrapassem as fronteiras nacionais, visando elaborar relações que contemplem as metas dos sujeitos e empresas.

A quebra de barreiras para relações comerciais entre países exige do marketing internacional a contemplação, valorização e adaptabilidade da cultura dos nichos que são alvos de futuras trocas de mercadorias. Isso porque a cultura aponta a necessidade de personalizar os produtos e serviços, respeitando as diferenças e características particulares de cada lugar, cada povo e cada estratégia comercial. Seria como iniciar uma determinada forma de educação em comércio exterior, focada e com intuito de promover a qualidade e permanência do comércio internacional.

Hoje, com a globalização da economia, os países estão mais ligados entre si do que nunca. Com isso, o comércio internacional tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento econômico do Brasil.

O Brasil conseguiu mudar de forma significativa o seu comércio exterior, fato ocorrido nas últimas décadas, até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, que no início do século era responsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês).

Hoje a economia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões.

O comércio exterior brasileiro nesses últimos quinze anos nos mostra que as exportações brasileiras vêm crescendo cada vez mais e nossos produtos estão ficando mais competitivos no mercado mundial. Isso tudo quando se fala de commodities, porque no caso de produtos manufaturados o Brasil tem exportado novos produtos num ritmo bem acanhado, e mesmo assim vem conquistando novas oportunidades de mercados em outros países, até porque basicamente o mundo todo está se tornando comprador. a balança comercial desde 1998 vem tendo um bom desempenho, com altos superávits, isso se deve ao excelente crescimento de nossas exportações e a substituição de alguns produtos que importávamos. Durante esses últimos quinze anos o governo brasileiro e os empresários têm fortalecido a marca Brasil no mercado internacional, proporcionando ao país um melhor desempenho e crescimento econômico

Portanto, a proposta da Finance 365 é facilitar o acesso às informações, sanar dúvidas e oferecer serviços que auxiliem nas atividades de internacionalização da sua empresa. Esperamos o seu contato.

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO