Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 

 

Há quatro virtudes essenciais ao líder das quais dependem todas as outras: prudência, justiça, coragem e temperança.

O QUE É LIDERANÇA? È a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Destaque-se a palavra habilidade, ou seja, a liderança é algo que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. A segunda palavra chave desta definição é influencia. Se liderar é influenciar os outros, como desenvolver essa influencia? Como levar as pessoas a fazer o que desejamos? Como receber suas ideias, confiança, criatividade e excelência, que são, por definição, dons voluntários?  Para que isso ocorra é necessário conhecer a diferença entre poder e autoridade.

Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Ex: Faça isso ou despedirei você, Faça isso ou bombardearemos você. Em palavras simples, Faça isso senão.... O que importa no líder é que ele entenda de gente: como funcionam as pessoas, o que as motiva e o que elas querem, Kedma Nascimento, da Fundação Dom Cabral.

Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal. Ex: Vou fazer por que você me pediu. Por você eu atravessaria paredes Notem que poder é definido como uma faculdade, enquanto autoridade é definida como uma habilidade. Não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer poder. Crianças de dois anos são mestres de dar ordens aos pais. Houve muitos governantes maus e insensatos ao longo da história. Porém estabelecer autoridade sobre pessoas requer um conjunto especial de habilidades. Uma equipe vencedora depende de três fatores: um líder para dar rumo; respeito pelas diferenças internas e a existência de um objetivo comum, Eugenio Mussak, da USP.

RECEITA DO LIDER DE SUCESSO. ·

CARISMA: Nas conversas com outras pessoas, procure falar menos de você e se interessar mais por elas. ·

COMUNICAÇÃO: O verdadeiro líder comunica-se muito bem. Registre-se que comunicar bem não é só falar com fluência, mas também ouvir. ·

AUTOGOVERNO: È o domínio sobre a própria vontade. Por exemplo, o bom líder deve começar e acabar um trabalho com esmero. Sendo assim, o candidato a líder não deverá tarefas por fazer nem concluí-las às pressas. ·

COMPETENCIA: Invista para aperfeiçoar três pontos fracos no seu modo de trabalhar. · OBJETIVIDADE/FOCO: Você faz muitas coisas ao mesmo tempo e não consegue termina-las? Delegue algumas tarefas e invista no que é prioridade. ·

GENEROSIDADE: Aprenda a investir seu tempo nas pessoas. Ouça-as com paciência, ajude-as a realizar tarefas que não sabem. ·

FORMAÇÃO DE PESSOAS: O líder identifica talentos e ajuda a desenvolvê-los. Procura saber o que motiva seus liderados e mostra a importância do trabalho que realizam. ·

CARÁTER: Assuma erros e não tema pedir desculpas por eles. Aprenda a desculpar o erro dos outros. ·

SINCERIDADE: Procure dizer sempre o que você pensa. Baseado no livro As 21 indispensáveis qualidades de um líder, de John C. Maxwell, Ed. Mundo Cristão.

AVALIE A SUA COMPETÊNCIA COMO LÍDER. Alguns indicadores que mostram claramente se você esta sendo um líder eficaz. · Os objetivos propostos são atingidos. · O ambiente ocupado por sua equipe é harmônico. · Os colaboradores estão comprometidos com os valores de sua empresa. Em fim, sua equipe veste a camisa. · Ideias e sugestões são valorizadas. · O grupo solicita sua participação nas atividades. · O grupo está motivado ou desmotivado conforme seu estado de espírito. O bom líder não espera ser avaliado; ele mesmo busca a opinião de colegas, chefes, fornecedores, amigos, cônjuge, filhos, parentes. Quando examinamos tudo o que se requer para liderar com autoridade, percebemos logo que isso exige muito trabalho e esforço.

O trabalho de tratar os outros com bondade, de ouvir ativamente, de ter e expressar consideração, de elogiar, de reconhecer, de estabelecer o padrão, de deixar claras as expectativas, de dar ás pessoas condições para manterem o padrão estabelecido, isso é de fato uma missão diária. Disciplinar-se para liderar com autoridade parece uma declaração de missão pessoal. Se o ambiente, o cotidiano e as situações têm sido mais fortes do que sua clareza e convicção sobre sua própria essência e valores. Em outras palavras, sua identidade com ser humano não é forte o suficiente para fazer com que sua essência e valores prevaleçam sobre as situações, por mais difíceis que possam ser. O líder demonstra uma característica matadora para sua liderança, porque acreditar em uma coisa e fazer outra, perde a confiança de seus liderados. E como você já sabe, sem confiança não existe liderança. Pode até ser que as pessoas te obedeçam porque você é o chefe, mas raramente te seguirão se você não construir uma relação de confiança com elas.
Agir contra sua natureza e seus valores o afasta da Essência da Liderança, que não está no uso do poder e da influência para obtenção de honra e benefício pessoal, mas no comprometimento com a sua própria vida e a vida daqueles que estão à sua volta, traduzida em princípios, valores e atitudes que produzam o desenvolvimento deles.
Por isso, busque ter clareza sobre sua identidade, sobre quem você quer ser como ser humano e líder, e sobre o impacto que quer causar na vida das pessoas e no mundo. Estabeleça princípios e valores sólidos que o(a) ajude a tomar decisões baseadas naquilo que você acredita, e não no que as situações o(a) convidam a fazer, porque a verdadeira essência da liderança está em agir com amor, caráter e integridade.

Antes de ser um bom líder, é preciso ser um bom ser humano” (Marco Fabossi)

Liderar e servir com alegria. Mas liderar tem várias recompensas, uma delas é a alegria. A maioria dos lideres que se apoiaram na autoridade tem falado dessa alegria  Buda, Gandhi, Martim Luther King, Madre Teresa e principalmente Jesus Cristo que no Evangelho de João diz a seus discípulos que sua imensa alegria poderia ser a alegria deles se obedecessem a seus mandamentos. Ele termina dizendo: Este é o meu mandamento: que vocês amem uns aos outros, como eu os amei. Jesus sabia que haveria alegria em amar doando-nos aos outros. É esta alegria que nos sustentará na jornada através deste acampamento espiritual que chamamos Terra. Estou convencido de que nosso objetivo aqui não é necessariamente ser felizes ou nos satisfazer pessoalmente. Nosso objetivo aqui como seres humanos é evoluir para a maturidade espiritual e psicológica. Isto é o que agrada a Deus. Amar, servir e doar-nos pelos outros nos forçam a sair do egocentrismo. Amar aos outros nos faz sair de nós mesmos. Amar aos outros nos força a crescer Que estas informações possam ser pequenos passos em sua jornada como líder. Pequenos passos podem não fazer muita liderança numa jornada curta, mas para a longa jornada da vida são capazes de colocar vocês num lugar completamente diferente

Fonte: pesquisa na internet

Finance365 Família de Parceiros

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO