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A forma como compramos está sempre mudando e evoluindo. Nos últimos anos temos visto inúmeros fatores, como os serviços de tecnologia voltados ao consumidor e varejo multicanal desempenharem papéis mais importante do que nunca. Há um grande foco nas tendências e nas novas tecnologias, o que coloca os varejistas sob pressão para constantemente atualizarem e melhorarem sua atuação. Porém, com tantos períodos sazonais e diferentes hábitos de compra que surgem todos os anos, ter uma loja perfeita em termos de atendimento, planejamento sazonal e vendas parece um desafio enorme. Para ajudar com os preparativos para a data sazonal mais promissora do ano, o Natal, que logo mais estará chegando, seguem algumas dicas sobre como fazer um bom planejamento para o período e vender como nunca:

Crie uma experiência de compra excelente em todos os canais. No primeiro semestre de 2014 as compras via celular e tablet no Brasil aumentaram 84% em relação ao último ano. À medida que mais e mais compradores navegam e tomam decisões de compra utilizando diferentes dispositivos, é importante que eles tenham a mesma experiência em cada tipo de aparelho. Muitos consumidores pesquisam produtos em seu celular a caminho do trabalho, verificam novamente na hora do almoço e, horas depois, pode ser que eles cliquem para comprar em um dispositivo diferente, como um tablet. Para aumentar as chances de garantir uma venda, é importante que o cliente não tenha uma experiência ruim em nenhum ponto do percurso.

Planeje com antecedência promoções e estratégias de marketing. Na Rakuten, por exemplo, os varejistas estão dentro de um marketplace, porém suas lojas possuem identidade visual própria, exclusiva. Durante os períodos sazonais, essas lojas podem adaptar layout e vitrine a cada data comemorativa, o que ajuda a maximizar as vendas e atrair consumidores. Isso é tão simples como mudar o seu logotipo para vermelho no Dia dos Namorados ou até reinventar completamente a sua loja para parecer com a terra do Papai Noel, no Natal. Seja qual for a ocasião, uma pequena mudança pode ser uma maneira eficaz de atrair clientes em busca de produtos.

Aproveite o poder das mídias sociais para envolver e espalhar o conteúdo em diferentes canais que combinem com a estação sazonal. O E-commerce Index mais recente da Rakuten constatou que mais de 40 % das pessoas em 14 países recomendam itens nas redes sociais. No Brasil, 66% dos entrevistados disseram recomendar produtos periodicamente nelas. Você pode fazer um blog de dicas sobre como poupar dinheiro neste Natal, com links que levam para ofertas, por exemplo. Se quiser explorar a volta às aulas, você pode planejar um concurso no qual o cliente pode ganhar uma cesta de livros, artigos de papelaria, jogos educativos, ou até um computador. Independente da ação que criar para a data, certifique-se de aproveitar ao máximo os vários canais e os públicos variados que as mídias sociais fornecem para impulsionar as vendas e tráfego para seu site durante os períodos sazonais.

Não decepcione os clientes com a falta de estoque. Às vezes é difícil conseguir o equilíbrio certo na quantidade do estoque. Analise o mesmo período do ano passado para avaliar quais produtos devem ser os mais procurados e certifique-se de que você tem a quantidade suficiente dos mais vendidos. Você pode até mesmo usar as mídias sociais para verificar quais os interesses dos consumidores. Observe o que os consumidores estão postando no Pinterest ou quais produtos são tendência no Twitter e use essas informações para ajudá-lo a tomar decisões estratégicas. Se alguma coisa está em falta no estoque, tenha uma alternativa para garantir que não perca vendas. Para os varejistas online a solução pode ser um simples alerta pop up para que os clientes saibam que o produto que eles estão procurando vai estar de volta em estoque na data X. Da mesma forma, para os varejistas off-line, informe os funcionários sobre quando deve chegar o próximo lote dos produtos em falta, para que possam orientar os consumidores a voltarem, ou se podem efetuar a compra na loja virtual, se o produto estiver disponível lá.

Certifique-se de que sua equipe proporciona uma experiência consistente. Considere oferecer aos seus funcionários novos e veteranos um treinamento de atendimento ao cliente, para que eles se sintam confiantes e preparados para lidar com o aumento da demanda durante os picos sazonais. Pode parecer óbvio, mas isso não só vai ajudar a garantir que esses períodos de maior movimento funcionem bem, como também ajudará a garantir que a experiência do cliente permaneça consistente ao longo do ano. Isso é essencial, uma vez que minimiza o risco de deixar os clientes insatisfeitos devido a um pico de atividade e, consequentemente, ajuda a evitar também uma mancha em sua reputação.

A sazonalidade no ciclo do varejo não merece atenção apenas nas datas em si, mas também no chamado “dia seguinte”, a exemplo do que ocorre no já tradicional Boxing Day. Já comece a planejar estratégias de vendas para os produtos que não saíram até o dia da comemoração e que podem entrar em promoção no dia seguinte ou no próximo dia útil. Muitos varejistas têm um faturamento bastante alto planejando estrategicamente não só os dias anteriores às datas comemorativas, mas também os posteriores.

Lembre-se que as pessoas precisam saber o que você vende e como estará vendendo com antecedência, não espere simplesmente que elas apareçam no dia, comprem e pronto. Use e abuse da internet fazendo um bom marketing de conteúdo, colocando textos originais e relevantes com assuntos relacionados às datas comemorativas nas redes sociais e em blogs e sites. Mostre que você não só tem ótimos produtos mas, também entende do que está vendendo. Sendo assim, dê dicas, sugestões e peça opiniões também – o feedback do consumidor pode ajudá-lo a alinhar ainda mais a sua estratégia de venda.

Ao planejar as vendas futuras, os varejistas devem se preocupar em oferecer uma experiência de compra consistente e transparente, que não deixe os clientes desapontados ou sem o produto que desejam justamente em datas comemorativas importantes.

 

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