Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 

 

Há tempos e tempos o homem utiliza tecnologia. É sempre bom lembrar que a tecnologia não é algo que exclusivamente precisa de energia para funcionar. O fogo, descoberto a milhões de anos é tecnologia. O bater de duas pedras secas sobre a palha faz com que se tenha um fogo inicial e que esse fogo poderia ser mantido através da queima de combustíveis como madeira seca.

Mas quando falamos de tecnologia no mundo atual o cenário muda, pensamos logo em algo eletroeletrônico. Por isso falarei sobre as grandes tecnologias atuais.

Nas últimas décadas, têm-se acompanhado o incessante desenvolvimento das novas tecnologias e constata-se cada vez mais a influência dessas sobre a sociedade como todo. Especialmente, a tecnologia de redes eletrônicas que modifica profundamente o conceito de tempo e espaço. Assim, é possível morar em um lugar isolado e estar sempre ligado aos grandes centros de pesquisa, às grandes bibliotecas, aos colegas de profissão, a inúmeros serviços. Por outro lado, é possível utilizar a tecnologia para destruir o outro, para corromper e para invadir a intimidade do outro; ou, ainda, para fugir da realidade, e, nesse caso, o indivíduo pode desligar-se de tal forma que, em última instância, pode deixar de estudar, trabalhar, abandonar os valores familiares e envolver-se com determinados elementos capazes de levá-lo à morte.
É inegável o encantamento pelas tecnologias porque se participa de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual.

O computador está presente no dia a dia das pessoas, nos bancos, nos hospitais, no painel do carro, na sua tv, enfim, o computador é uma ferramenta de trabalho, diversão e estudo. Hoje em dia é natural que uma criança saiba usar o microcomputador, é claro que estou considerando crianças que nasçam e cresçam com acesso ao micro. O mundo usa mais o computador, então as crianças acompanham os pais para os lugares como mercados, padarias, farmácias, sorveterias e lá estão os computadores registrando tudo o que compramos ou solicitamos. Em outras épocas computadores eram comuns nos bancos não em mercados, farmácias e padarias. Hoje uma criança vai com o seu pai ou mãe em uma lanchonete de Fast Food e tem direito a usar a “X-Net” que lhe dá acesso a internet, em outras épocas as crianças iam felizes ao Fast Food, comiam os seus lanches e voltam feliz para casa, talvez fossem levadas a algum parque de diversões, hoje em dia o passeio após o Fast Food é para uma casa de fliperamas de última geração, por exemplo.
Não estou dizendo que isso é errado, de forma alguma, eu sou completamente a favor do avanço tecnológico, inclusive lamento por não ter tantas coisas legais e acessíveis assim na minha época de criança. Em breve os nossos filhos, ou talvez os filhos de nossos filhos brincarão com robôs que sentirão emoções, assim como nós brincávamos com os nossos amigos fazendo guerras de mamonas, por exemplo.
O detalhe é que o computador é como um membro da família. Não só isso, ele vai além, todos sabem que ele tem ajudado e muito em questões de saúde, pesquisas por melhorias da vida humana e também em questões militares (aliás, a computação moderna foi inventada para isso). Não estranhem se daqui uns dias você for operado por um médico robô. Controlado a distância. Também, isso já existe! Mas um robô que não tenha um médico o operando a distância, um robô que foi programado para realizar uma cirurgia em alguém. No início as mais simples e em seguida as mais complexas.

Transporte

Legal, trem bala no Brasil, Show de Bola! Que nada, estamos anos atrasados, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo?! O que quero dizer é que o Brasil já deveria ter investido nisto a muito mais tempo, mas já que estamos fazendo agora, o negócio é fazer o mais avançado possível, pois um trem bala é de grande utilidade, principalmente para quem tem medo de aviões (que na minha opinião é o melhor transporte que existe, muito mais matam os acidentes rodoviários).
Não só o trem bala, mas aviões, carros, navios, todos estes transportes tiveram o seu avanço desde a sua invenção, é uma nova tecnologia em cima da outra, com isso a raça humana só tem a aproveitar, temos que sempre nos atentar com a “saúde” do planeta que por anos andou sem a devida atenção e hoje temos inverno com vinte e poucos graus por aí, sim, o aquecimento global existe. Para quem vive nos grandes centros está habituado a toda essa tecnologia nos transportes, ônibus melhores e ecologicamente mais corretos do que os de 20 anos atrás e o metrô, o super transporte terrestre, são exemplos de tecnologia evoluída nos transportes, quem ganha com isso? Todos! As pessoas ganham em comodidade, segurança e velocidade, assim como o meio ambiente ganha em “saúde”.

Projetos Espaciais

Não citei no item anterior as naves espaciais, pois gostaria de falar um pouco sobre elas aqui neste item. Li uma notícia hoje de que o Irã anunciou que vai mandar uma missão tripulada ao espaço até 2019, muitos se assustam com essa notícia, a mim não assusta, achei legal a iniciativa, aliás, o Brasil poderia acordar para esse lado também. O Mundo poderia conquistar diversos avanços explorando outros planetas, eu não espero nada como Pandora (o mundo de Avatar, filme de James Cameron), mas poderíamos esperar que fosse encontrada fonte de energia não poluente em outros planetas, quem sabe em um buraco negro (sim, eu conheço o que dizem sobre buracos negros, mas também já ouvi médicos dizerem que café faz mal e outros dizerem que faz bem), quanto maior for a exploração, melhor, os projetos espaciais aliados a evolução nos transportes permitirá viagens que hoje demorariam anos-luz em menos tempo, não, eu não estou falando de tele-transporte que é algo mais complexo, bem mais complexo.
O homem ir novamente a Lua, ótimo. Já podemos também enviar uma missão tripulada a Marte, por que não?

Saúde

Os robôs operando pessoas, que coisa mais de filme não é. Opa, não é bem assim, isso é um avanço não tão fantasioso como pode parecer. Os avanços tecnológicos contribuem muito para a saúde, se computadores melhores forem desenvolvidos, poderemos realizar pesquisas mais aprofundadas em busca da solução para uma nova praga que tem assolado a humanidade, por exemplo. As idas ao espaço pode nos dar respostas sobre a formação do nosso planeta e então descobrirmos por exemplo que: “a areia da praia do rio X combinada com um material encontrado no espaço impedirá que a doença Y ou Z continue a infectar as pessoas”, isso só são exemplos que eu cito para poder ilustrar o quão importante são os avanços tecnológicos,
A UNESP está desenvolvendo um curativo a base de sangue, com isso ferimento difíceis de cuidar se cicatrizariam mais rápido fazendo com que o paciente tivesse uma recuperação mais rápida, isso só foi possível por quê? Porque pesquisas em uma tecnologia mais avançada no tratamento de pacientes permitiram que os desenvolvedores desta tecnologia pudessem chegar a esse ponto.

Medo das pessoas

Muitas pessoas têm medo ou aversão aos avanços tecnológicos, lembro-me bem quando a notícia sobre o LHC, o famoso colisor de partículas veio à tona. MEU DEUS, parece que o mundo ia acabar, na verdade muitas pessoas defendiam isto, de que o mundo ia acabar, mas nem sequer se preocuparam em saber como é que essa colisão de partículas aconteceria, um novo Big Bang não será criado.
Esse medo ou aversão das pessoas frente a tecnologia, está ligado a uma questão cultural, existem pessoas que simplesmente acham que a tecnologia e seus avanços são coisas do capeta, não é assim, a tecnologia tem salvado muitas vidas, tem destruído algumas também, é verdade, mas ela é mais positiva do que negativa.

LEMBRE-SE: ELA EXISTE PARA NOS AJUDAR, DESDE QUE O MUNDO É MUNDO.

É preciso reconhecer que a melhor tecnologia é a mente humana, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender. Por isso o grande desafio da humanidade é com o próprio homem sua mente e seu corpo, integrando os sentidos, emoções e razão. Valorizando o sensorial, o emocional e o lógico. Desenvolvendo atitudes positivas, modos de perceber, sentir e comunicar-se de forma mais livre, rica e profunda. Essa atitude potencializará ainda mais a vida pessoal e comunitária, ao fazer um uso libertador dessas tecnologias maravilhosas e não um uso consumista, de fuga.

Mas não se pode omitir que as tecnologias são pontes que abrem a mente para o mundo, que representam, medeiam o conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do indivíduo, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. Ou seja, as tecnologias permitem mostrar várias formas de captar e mostrar o mesmo objeto, representando-o sob ângulos e meios diferentes: pelos movimentos, cenários, sons, integrando o racional e o afetivo, o dedutivo e o indutivo, o espaço e o tempo, o concreto e o abstrato.

Portanto, hoje é preciso que o indivíduo tenha consciência que a busca do conhecimento ocorre num processo dialético, bem realizado, e que envolve muitos meios concretos para usufrui-lo.


É preciso que ele saiba usar as tecnologias para tornar o seu dia-a-dia prazeroso, no qual se reconheça uma oportunidade de melhorar do ponto de vista pessoal e coletivo, do contrário, as tecnologias estarão a serviço da robotização e não da transformação para melhoria da vida em sociedade. Em outras palavras, é preciso encontrar o equilíbrio entre o uso da técnica e a valorização do ser humano, atitude fundamental para se usufruir de todos os benefícios que essa proporciona e ao mesmo tempo evitar os males inevitáveis que o uso inadequado traz.

Fonte: Pesquisa na internet

 

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO