Reação ou Pro Ação. Qual a melhor

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

 

Mantemos nossas vidas focadas em ações, sejam no âmbito familiar, profissional ou pessoal. Ações essas que podem ser cuidadosamente planejadas ou simplesmente tomadas sem qualquer prévia, podendo também ser acionadas de forma proativa ou reativa, e é sobre essa questão que iremos tratar.
Ações reativas são a grande maioria no cotidiano dos brasileiros, que costumeiramente “deixam tudo para a última hora”, essas ações tem como principal função apagar pequenos ou grandes incêndios.


Falando do meio empresarial, ações reativas são mais comuns em empresas de pequeno e médio porte, pois erroneamente não são feitos planejamentos a médio e longo prazo em empresas desse porte. Estes planejamentos dão aos empresários uma prévia do que terão pela frente, do que deverá ser feito para alcançar os objetivos da empresa e o que pode influenciar nesse caminho. Como sabemos não se conquista um objetivo do dia para a noite, se isso for possível podemos considerá-lo apenas como um desejo. Para conquistar objetivos no meio empresarial é preciso planejar o caminho a seguir, identificando suas pedras, seus pontos seguros, quais os recursos necessários percorrê-lo, quais as alternativas, e principalmente quais os riscos que enfrentaremos, e isso pode levar anos. Quando não acontece dessa maneira surgem às ações reativas, essas funcionam como um empurrão dado por uma situação normalmente de emergência que impulsiona para ação.
Ações reativas geram grande desgaste, pois em sua maioria são tomadas em curto espaço de tempo, podem viabilizar novas falhas, mais uma vez por conta da urgência essas ações são tomadas sem prévia análise de suas conseqüências, e por fim atrapalham o andamento de ações proativas pois, a partir do momento que surge uma situação onde cabe uma ação reativa, essa rouba a cena de qualquer outra, e as demais tem que esperar.
Ações proativas estão muito ligadas a planejamento, e estas sim têm um efeito valioso em nossas vidas tanto profissional quanto pessoal. Com elas podemos visualizar situações futuras e se necessário alterar o caminho a percorrer antes mesmo que situações indesejadas aconteçam, ou simplesmente nos prepararmos para o que virá de forma a amenizar desgastes desnecessários.


Planejar é observar atentamente o que vem a nossa frente, analisando e comparando com a situação atual, como que fazendo uma análise de onde estou para onde quero chegar, levando em consideração o que será preciso fazer para chegar ao destino desejado. Partindo desse princípio é possível agir proativamente, antes que as situações aconteçam, eliminando o que pode causar o fogo ao invés de esperar o incêndio começar para agir.
Assim como as ações reativas, as ações proativas podem se tornar um hábito em nossa cultura, para isso, é preciso praticar até que essas ações se tornem uma coisa natural em nosso cotidiano, cada um deve fazer a sua parte. Comece planejando suas férias que vão acontecer somente daqui um ano, verifique os melhores passeios, os recursos necessários para essas férias, quem vai estar com você, quais os hotéis que se adéquam a sua necessidade, os pontos turísticos você gostaria de conhecer, e tome atitudes proativas para colocar o seu planejamento em prática. Faça isso gradativamente em todos os âmbitos da sua vida, faça disso um hábito, você sentirá os benefícios que as ações proativas vão lhe trazer, e certamente deixará de lado o velho hábito da reatividade.
Sejamos todos muito brasileiros, muito felizes, alegres, trabalhadores e até mesmo festeiros, porém jamais reativos.

 

Fonte: Pesquisa na internet

Finance365 traz ao mercado, uma nova mentalidade sobre Governança e Gestão Empresarial. Nossa meta é apresentar aos clientes como aumentar seus lucros através de boas práticas na Governança Corporativa, com crescimento sustentável.

Atendimento Especializado

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depoimentos


"Ficamos surpreendidos positivamente com a qualidade das respostas, vale a pena !"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Deixe seus comentários sobre o uso de nossa aplicação."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governança está nos apoiando a ver o negócio de outra forma, mais racional e objetiva."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO